O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – PRONATEC – surge como resposta imediata para estas novas questões e tem por meta beneficiar 3 milhões de brasileiros com a oferta de Cursos Técnicos e Profissionalizantes.
O PRONATEC é constituído por diversas frentes de atuação, sendo primeira, a ampliação do Ensino Técnico Profissionalizante, através dos Institutos Federais.
No Rio Grande do Norte, o programa é desenvolvido em uma parceria do Governo Estadual com o Governo Federal, o IFRN, o SENAI, o SENAC, SENAR, SENAT e a UFRN.
São ofertados Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), como também, Cursos Técnicos, com significativo quantitativo de vagas.
A Previsão é que, em 2014, o Programa vá gerar 8 milhões de novas oportunidades de formação profissional para jovens trabalhadores e para jovens do Ensino Médio.
Alunos com o material pedagógico do curso |
Na E. E. Pe. José de Anchieta estão sendo ofertados os cursos de Apicultor e Auxiliar Administrativo em parceria com a Secretaria Estadual de Educação - SEEC - e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.
Estiveram presentes, na aula inaugural, as coordenadoras do PRONATEC no SENAR, Débora Mota e Gilnara Carolina, ocasião em que fizeram a distribuição do material pedagógico, das camisetas, colheram as assinaturas dos cursandos e dos pais daqueles que são menores de idade e explicaram o funcionamento do curso na escola.
A coordenadora do SENAR |
Participaram da abertura oficial dos cursos, os gestores da EEPJA, Professores Roberto de Araújo e Raimundo Monteiro, a secretária geral Ana Paula Dantas e a coordenadora administrativa da Escola Municipal Ledjane Araujo.
Professores Roberto de Araújo e Raimundo Monteiro (os dois primeiros da esquerda) |
Após a distribuição do material e o repasse sobre o funcionamento do curso foi servido um lanche para todos os presentes.
A Coordenadora do Programa no SENAR, Débora Mota, elogiou a estrutura da escola e agradeceu pelo apoio da equipe gestora e desejou sucesso a todos.
Para a aluna Rachel Morais, "é uma curiosidade participar do curso de apicultor e espera gostar do mesmo, bem como da turma e dos professores, pois é mais uma oportunidade que temos de acrescentar ao nosso conhecimento".
Nota:
Os cursos iniciam no dia 23 de setembro e funcionarão no turno matutino, das 07h às 11 h, nas dependências da E. E. Pe. José de Anchieta.
Texto e fotos: EEPJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário