domingo, 1 de setembro de 2013

RN ALFABETIZADO - NA 12ª DIRED - PROMOVE FORMAÇÃO


Assim como nos anos anteriores, o Brasil Alfabetizado traz para o Rio Grande do Norte a sua formação denominada RN Alfabetizado, voltada, neste primeiro momento, para professores e coordenadores que irão trabalhar com a alfabetização de jovens e adultos, especialmente, a alfabetização de idosos. 

O programa Brasil Alfabetizado é realizado pelo MEC (Ministério da Educação) desde 2003 e está voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. 

O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. 

O objetivo é o de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida. 

Na circunscrição da 12ª DIRED – Diretoria Regional da Educação, da Cultura e Desportos – os alfabetizadores (coordenadores e professores) passarão por uma formação de 40 horas, distribuídas em cinco dias, nos próximos sábados e domingos (para não tirar o professor da sala de aula no meio da semana, a formação se dará nos finais de semana), conforme datas abaixo: 

          1. 31 de agosto (sábado) 
          2. 1° de setembro (domingo) 
          3. 08 de setembro (domingo)
          4. 14 de setembro (sábado)
          5. 15 de setembro (domingo)

- As aulas começarão às 8h em todos os dias. 

Com relação à metodologia utilizada, serão trabalhados, nestes dias, os seguintes subtítulos: 

          • Círculos de Diálogos
          • Oficinas Formativas 
          • Textos Formativos 

O programa RN Alfabetizado é uma parceria do MEC/SEEC/IFESP/12ªDIRED, que tem como supervisora setorial a professora Lindalva Batista (12ª DIRED), a coordenadora administrativa, professora Janeide Cruz (SEEC), e a coordenadora pedagógica, professora Mariza Silva de Araújo (IFESP), com apoio de Joana Torres, Francisca Alvanete, Socorro Gondim, Francinaldo, Amélia Arminda, Márcia Andréa e Maria das Graças. 



Os formadores:


          • Maria Augusta Maia 
          • Maria Helena Maia 
          • Sueleide Ferreira 
          • Maria Judivânia Ferreira 
          • Elizete Amorim 
          • Maria Anunciata Bezerra 
          • Maria Edileusa Campos 

A formação começou no sábado, dia 31/08, às 08 h, na Escola Estadual Lavoisier Maia, com abertura feita pela supervisora setorial, professora Lindalva Batista, na presença de 154 alfabetizadores e 21 coordenadores, que falou sobre a importância de alfabetizar o jovem, o adulto e o idoso facilitando, com isso, a sua inserção no mercado de trabalho e, principalmente, na cidadania de sua sociedade.


ABERTURA DO RN ALFABETIZADO 

A abertura foi feita pela supervisora setorial Lindalva Batista
Os coordenadores e professores a serem formados
DINÂMICA

Os formandos passaram...
... por uma dinâmica comandada pela vice-diretora da 12ª DIRED, Judivânia Fernandes...
... que se utilizou da dinâmica dos balões...
... para a reflexão de cada um cuidar do outro
SALAS DE AULA:

 Sala Anunciata Bezerra




Sala Elizete Amorim





Sala Edileusa Campos






Sala Judivânia Fernandes 





Sala Helena Maia 





DIRETORA DA 12ª DIRED PARTICIPA DOS DEBATES: 

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – participou, na sala da formadora Judivânia Fernandes, da rodada de apresentação e debates. Na ocasião, a gestora falou sobre a importância de se erradicar o analfabetismo no estado e disse que ali estava justamente quem podia fazer a diferença - referindo-se aos professores e coordenadores presentes. E, aproveitando a deixa de uma professora, disse que se faz necessário se colocar no lugar do outro para começar a entender que o outro é, na verdade, cada um de nós presente ali. 

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED...
... participou das apresentações e debates...
... da sala da vice-diretora Judivânia Fernandes e falou aos presentes
KIT DISTRIBUÍDO AOS COORDENADORES E PROFESSORES: 


Livro, bolsa, caderno, lápis, caneta, borracha, lapiseira, crachá e garrafinha d'água
NOTA DA 12ª DIRED:

As 9 (nove) primeiras fotos (exceto a foto que simboliza uma capelinha) são do acervo da professora Lindalva Batista. As fotos restantes são de propriedade do blog da 12ª DIRED.





Nenhum comentário: