terça-feira, 3 de setembro de 2013

SEMINÁRIO GEO-HISTÓRICO E CULTURAL DO RIO GRANDE DO NORTE










 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA 
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR


 A SEEC/RN através da CODESE realizará o Seminário Geo-histórico e Cultural do Rio Grande do Norte, tendo em vista conhecer e explorar adequadamente as obras “Atlas Escolar do RN”, “Economia do RN” e “Introdução à cultura do RN” – Editora Grafset. 

Além da parte expositiva, haverá, ainda, oficinas pedagógicas. Trata-se de uma ação que esta Coordenadoria em parceria com a referida editora irá capacitar técnicos pedagógicos das Diretorias Regionais de Educação e representação de Coordenadores Pedagógicos, que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para o uso qualitativo desse material didático em sala de aula. 

É interessante salientar que o trabalho pedagógico do conjunto da obra vai favorecer um conhecimento global da cultura e geografia do RN, favorecendo, assim, uma aprendizagem significativa para os estudantes do Estado, uma vez que eles estarão se apropriando de saberes de sua própria região.

(Clique na imagem para ampliá-la)
As obras adquiridas são de autores de destaque no RN, como os professores... 

                                         • Tarcísio Gurgel, 
                                         • Deífilo Gurgel, 
                                         • José Lacerda Alves Felipe, 
                                         • Aristotelina Pereira Barreto, 
                                         • Vicente Vitoriano e 
                                         • Edilson Alves de Carvalho, ... 

... que acumulam grande experiência científica e editorial no meio acadêmico e cultural do nosso Estado. O seminário foi dividido em dois polos: Natal e Mossoró.

Polo Natal – Natal (40 servidores), assim distribuídos: 

                                        • Parnamirim (20 servidores), 
                                        • Ceará-Mirim (15 servidores), 
                                        • João Câmara (15 servidores), 
                                        • Nova Cruz (20 servidores), 
                                        • São Paulo de Potengi (15 servidores), 
                                        • Caicó (20 servidores), 
                                        • Santa Cruz (15 servidores), 
                                        • Currais Novos (15 servidores).

Polo Mossoró - Mossoró (30 servidores), assim distribuídos: 

                                       • Assú (15 servidores), 
                                       • Angicos (15 servidores), 
                                       • Umarizal (15 servidores), 
                                       • Apodi (15 servidores), 
                                       • Pau dos Ferros (20 servidores), 
                                       • Macau (15 servidores). 

No Polo Natal o evento ocorrerá dia 10/09/13, na Escola de Governo Dom Eugênio Sales (Centro Administrativo). 

E no Polo Mossoró, realizar-se-á dia 12 de setembro, no Auditório do SESI – Mossoró.

 PERFIS ACADÊMICOS DOS AUTORES 

JOSÉ LACERDA ALVES FELIPE


Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1974), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor colaborador do Mestrado Acadêmico de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, economia, cidade, território e lugar. 

 TARCÍSIO GURGEL


Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977), especialização em Literatura pelo Departamento de Letras da UFRN (1982), mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Aposentou-se das funções de Professor Associado I, do Departamento de Letras da UFRN no mês de setembro de 2009. Exerce desde o ano de 2007, as funções de Assessor Especial da Reitoria da UFRN. Dirige e apresenta, pela TV Universitária, desde 2004, o programa "Memória Viva" (Texto informado pelo autor).

 ARISTOTELINA PEREIRA BARRETO ROCHA 


Doutorado em Geografia através da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui Mestrado, Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É professora efetiva da ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ - UFRN. Atuando como professora de Geografia no ensino Médio e Técnico. Desenvolve pesquisas sobre a Geografia do Rio Grande do Norte.

 VICENTE VITORIANO 


Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, ensino de arte, crítica de arte, artes visuais e história da arte.

 EDILSON ALVES CARVALHO


Possui Graduação em pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977), Mestrado em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino da geografia, cartografia, cartografia temática e mapas. 

 DEÍFILO GURGEL – (In-memoriam


Deífilo Gurgel (Areia Branca-RN, 22 de outubro de 1926 - Natal-RN, 6 de fevereiro de 2012), foi um advogado, professor universitário, administrador público, antropólogo, folclorista, poeta e historiador brasileiro. Foi Presidente da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore. Atuou como docente na disciplina "Folclore Brasileiro", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 1970, o pesquisador foi nomeado Diretor de Cultura do município do Natal. Atuou também como diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto (FJA) e presidente da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore. Quando faleceu, em fevereiro de 2012, estava para lançar a obra Romanceiro Potiguar, que reúne uma série de romances coletados pelo autor entre 1985 e 1995. Para produzir essa obra, o pesquisador debruçou-se, por mais de uma década, sobre romances ibéricos: os que migraram para o Brasil e os que foram criados no país por portugueses e seus descendentes, muitos dos quais, mestiços (mamelucos ou caboclos, mulatos e cafuzos).

 FONTE PESQUISADA: CURRÍCULO LATTES 


APRESENTAÇÃO: 

Como no SERTÃO nada está totalmente organizado em estruturas de compêndios ou etiquetas que decodificam, à partida, o que é estético, a narrativa aqui não se estabelece o tempo todo como linear ou racional. Ela incorpora as incertezas, certezas, o delirante, o imaginário. Assim a compreensão se torna áspera, bifurcada, diversa e afinada com complexidade do mundo (Ângela Almeida). 

OBJETIVO 

Conhecer o Rio Grande do Norte através dos aspectos geográficos, históricos, culturais, econômicos e toponímicos, a partir da utilização das obras: - Atlas do Rio Grande do Norte - Economia do Rio Grande do Norte - Introdução à Cultura do Rio Grande do Norte. 

PARTICIPANTES 

Coordenadores Pedagógicos das 16 DIREDs e Escolas pertencentes a Rede Estadual. 

PROGRAMAÇÃO 

8h30min – Acolhimento/Credenciamento 
9h00min – Apresentação Cultural: Carlos Zens 
9h30min – Solenidade de Abertura 

  • Momento com os autores: 

                                                    - José Lacerda Felipe 
                                                    - Tarcísio Gurgel 
                                                    - Aristotelina 
                                                    - Vicente Vitoriano 
                                                    - Edilson Alves 

12h30 às 13h30 – Intervalo para Almoço 
13h30 às 14hmin – Momento Cultural: 

(Clique na imagem para ampliá-la)
14h às 16h30 – Oficina Pedagógica 
16h30 – às 17hmin – Encerramento 

REALIZAÇÃO 

 Rosalba Ciarlini 
GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 

Betania Ramalho Leite 
SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 

Osvaldo Gomes Neto 
SUBSECRETARIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA 

Joaquim Juraci Farias de Oliveira 
SECRETÁRIO ADJUNTO 

 Marcos Cleber Alves de Moura 
 COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR 



Fonte: Paula Eleutério (SEEC/RN)

Nenhum comentário: