quarta-feira, 4 de setembro de 2013

4º SEMINÁRIO LER PARA SABER MAIS - (DIVULGAÇÃO)

(Clique na imagem para ampliá-la)
O 4º Seminário Ler para Saber Mais tem a proposta de suscitar discussões acerca de temas voltados para a educação, leitura, formação de professores e promover a integração entre os profissionais de diversas áreas através de palestras e apresentação de resultados das escolas que participam do programa de leitura Ler para Saber Mais em 2013. 

Este ano, o tema gerador do seminário é “A leitura como instrumento de transformação”, cujo objetivo é promover o debate sobre como a leitura pode ser um importante instrumento de transformação do mundo e das pessoas, contribuindo para uma sociedade mais democrática, como pregou o maior educador brasileiro, o professor Paulo Freire. 

O seminário é uma promoção do programa de leitura Ler para Saber Mais, por meio do jornal Gazeta do Oeste, que vê na educação uma maneira de formar cidadãos críticos e capazes de ler para além das linhas do jornal, e em parceria com a Livraria Paulinas. 

Durante o dia, serão discutidos os seguintes temas: “Educação: o despertar da alma humana”, com o cantor, compositor, psicanalista e escritor Jorge Trevisol (RS), e “Literatura entre crianças e jovens: a grande aventura do saber”, com a professora doutora Eliana Yunes (PUC-Rio). 

Data: 9 de outubro de 2013 

Local: Hotel VillaOeste – Mossoró-RN 

Horário: 8h 

PROGRAMAÇÃO 

7h30 – Credenciamento

8h - Abertura dos trabalhos 
  • Apresentação do programa Ler para Saber Mais e resultados práticos nas escolas.

9h40 – Intervalo 

10h – Conferência:

     1: Literatura entre crianças e jovens: a grande aventura do saber, com Eliana Yunes 
  • Debate
12h – Encerramento da manhã 

13h30 – Conferência:

     2: Educação: o despertar da alma humana, com Jorge Trevisol 
  • Debate
17h30 – Encerramento 

CONFERENCISTAS 

Jorge Trevisol 


Jorge Trevisol é formado em filosofia, teologia e psicologia. Tem mestrados em psicologia e em espiritualidade ela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma - Itália. É doutor em Educação pela PUC de Porto Alegre. É psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor. Escreveu Amor, mística e angústia (Paulinas, 2000); O reencantamento humano (Paulinas, 2003); Educação Transpessoal (Paulinas, 2008); O despertar da Atenção (Maneco Editora, 2006) e Segredos da Interioridade (Maneco Editora, 2008). Tem três CDs gravados pela Paulinas e um outro independente, com temas ligados à psicologia do profundo e espiritualidade e à visão transpessoal da vida. Professor da Universidade Internacional da Paz na área de Educação e Consciência. Coordenador da pós-graduação em Psicologia Transpessoal na Faculdade Fisul de Garibaldi – RS. 

Eliana Yunes 


Possui graduação em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga (1976), em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991). Atualmente é professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. Tem experiência na área de educação, politicas públicas, administração cultural e teologia, atuando principalmente na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou para a Biblioteca Nacional o Programa Nacional de leitura (Proler), é assessora do Cerlalc/Unesco e comparte a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil. 


 FICHA DE INSCRIÇÃO 
(preencha esta ficha e envie-a para o e-mail lerparasabermais@hotmail.com para que possamos gerar o boleto) 

Nome 

Endereço completo (com CEP) 

Telefone 

CPF 

RG 

Escola 

Profissão 

E-mail 

Valor da inscrição: R$ 30,00 até o dia 20 de setembro 
                             R$ 40,00 até o dia 8 de outubro 




 Fonte: Marcos Antonio (caderno Educação do jornal Gazeta do Oeste)


Nenhum comentário: