Aconteceu, neste sábado, dia 21/09, às 08 h, o VI Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – na Escola Estadual Jerônimo Rosado (antigo Colégio Estadual).
As cursistas/professoras comparecem ao encontro para, através da absorção do conhecimento a ser adquirido, transformá-lo em experiências exitosas em sala de aula e, com isso, avançarem no objetivo de mudar o panorama ainda existente no quadro de atendimento aos alunos das séries iniciais.
E esse panorama, se depender dos envolvidos no pacto, está com os dias contados, pois o que se vê em cada sala de aula são novos paradigmas sendo debatidos e, quando aprovados por todos, levados para a sala de aula, observados e trazidos, no próximo PNAIC, como experiências exitosas.
As professoras orientadoras, coordenadas pelas vice-diretoras Augusta Maia, Helena Maia e Judivânia Fernandes, recebem – antes de cada encontro – treinamentos específicos e, quando chegam às salas de aula, a troca de experiências ganha o reforço da metodologia adquirida no curso.
Um detalhe, no entanto, chama a atenção – para quem sobe a primeira rampa da escola onde o encontro acontece: o silêncio de seus corredores. Comumente, para quem lida com a educação, os corredores de uma escola produzem mais do que apenas a passagem de alunos e/ou professores em capacitações. Produzem sons diversos, vindos, principalmente, de quem vai e, também, de quem vem: são vozes, às vezes, alteradas em seus decibéis, sendo, a todo o momento, rebatidas por coordenadores pedagógicos que se esforçam na luta constante para deixar os corredores vazios e os corredores que teimam, através de seus frequentadores, em não obedecer e, ainda por cima, tornar o espaço o principal local de conversas, encontros e opção de gazear uma aula, alterando a lógica de uma sala de aula que acaba por ficar muda diante do fenômeno, pois os seus clientes habituais a trocam pelo vai e vem do lado de fora de suas paredes de conhecimento.
Por isso, o silêncio dos corredores que dão acesso às salas de aula dos frequentadores do PNAIC. Silêncio poucas vezes quebrado e, mesmo quando ele é quebrado, é para que as informações sejam dadas com presteza e com maior agilidade.
Diferente, pois, das salas de aula.
Lá, o barulho de vozes, cada uma a seu tempo, é obrigatório, necessário e prazerosamente partilhado. A troca de experiências, a discussão acerca do que foi desenvolvimento nos quinze dias de aulas em suas escolas, o direcionamento das orientadoras e compromisso de cada um é o som que não agride os tímpanos e nem prejudica a audição. Pelo contrário. Soa como a melhor música pedagógica e até pode ser ouvida no último volume e sem precisar de protetores de ouvidos.
Neste sábado, dia 21/09, as salas estavam – como se diz no jargão popular – “bombando”. Ou seja: a fertilidade pedagógica estava presente, permeando cada espaço ocupado pelas professoras/cursistas e adicionando novos sentidos na busca da excelência educacional nas escolas em que são docentes.
Abaixo, as salas, suas respectivas professoras orientadoras e a legião de bravas guerreiras chamadas, carinhosamente, de “tias”:
SALA DE ZILMA MARQUES:
SALA SUELEIDE FERREIRA:
SALA LÚCIA HELENA:
SALA SANDRA DIÓGENES:
SALA SOCORRO BEZERRA:
SALA DÉCIMA MARIA:
SALA JOANA TORRES:
Os vídeos gravados e que mostram as experiências exitosas das salas das professoras orientadoras Zilma Marques, Décima Maria, Lúcia Helena e Sueleide Ferreira - e que foram realizadas pelas professoras/cursistas do PNAIC - serão posteriormente publicados. Devido a problemas técnicos entre a máquina de registro e o computador, os vídeos não puderam ser editados e, consequentemente, publicados.
O VI PNAIC da 12ª DIRED, neste sábado, teve como coordenadoras as vice-diretoras Helena Maia e Judivânia Maria, que fizeram a logística do encontro, juntamente com a vice-diretora da Escola Estadual Fátima Maia e os apoios de seus funcionários.
Helena Maia e Judivânia Maria: vice-diretoras a serviço da excelência na Educação |
2 comentários:
Obrigada, meninas.O PNAIC fica fortalecido com o apoio de vocês que cuidam pra que não nos falte nada, pro curso acontecer tão belamente.Antonia Zilma-12ª DIRED-
Parabéns pelo trabalho desenvolvido por todas as orientadoras do PNAIC. Os encontros acrescentam conhecimentos e nos apresentam atividades práticas a serem desenvolvidas. Parabenizo também a equipe que registra momentos tão enriquecedores; o projeto deve e merece ser divulgado! Mie Nakayama - suporte pedagógico
Postar um comentário