Seguindo o cronograma, a coordenação do cursinho da 12ª DIRED reuniu-se nesta segunda-feira, dia 27/08/12, às 17h00min, no órgão gestor, com os professores, para uma avaliação sobre o andamento do cursinho nestes três meses de aulões.
A pauta teve início com a leitura de uma mensagem, assinada por um aluno do cursinho, na qual ele sugere algumas mudanças na metodologia, tornando mais dinâmico o processo de interação entre professor e cursando.
Os professores sugeriram, já nesta reta final, um espaço maior que pudesse juntar as duas turmas e, com isso, aumentar o número de aulões, pois, segundo disseram, um aulão por mês ainda é muito pouco para o volume de conteúdo que se faz necessário ser ministrado.
Algumas ideias foram elencadas, sendo colocadas para a discussão aulões todas as noites - e em dois blocos de quatro aulões, observando a questão dos alunos de Serra do Mel/RN, que tendem a ter dificuldades com o deslocamento, se forem adotadas novas medidas neste sentido.
Como o ENEM trabalha por área de conhecimento, ficou adotada, pelos professores, a mesma fórmula, para que não haja nenhuma modificação quanto ao repasse de conteúdos, condicionando o aluno ao mesmo sistema de aplicação das provas do referido concurso.
Os professores também sugeriram trabalhar em regime de interdisciplinaridade (professora Andréa – Geografia), introduzindo um tema gerador capaz de, num mesmo tempo, serem trabalhadas várias disciplinas. Diante do pouco tempo que eles dispõem para planejarem os aulões do cursinho, a proposta ficou inviabilizada (os argumentos do professor Alderi – Física - acabaram prevalecendo perante os demais), ficando a mesma para o ano de 2013, sendo, também, uma meta para 2013 agregar o maior número de disciplinas, num mesmo tema, e dentro de uma perspectiva de contextualização capaz de agilizar ainda mais o processo de aprendizagem por parte dos alunos.
Diante de alguns questionamentos, com relação ao aluno, os professores disseram que a meta de aprovação, em 70%, é uma meta difícil de ser atingida, porém não é impossível e que eles estão trabalhando neste sentido para viabilizá-la. Solicitaram, ainda, um local adequado, com toda a infraestrutura necessária, para a realização do simulado que ficou acertado para os dias de domingo, nas seguintes datas:
DOMINGOS:
30/09 – Ciências Humanas;
14/10 - Ciências da Natureza;
21/09 – Matemática e Física;
28/10 – Códigos, Linguagens e suas Tecnologias
METODOLOGIA
02 horas para prova
Lanche
02 horas para correção
Aplicação das provas em sala de aula; correção na quadra.
Obs.: O simulado será feito por área de conhecimento, igual ao ENEM
Com relação ao simulado, abriu-se a possibilidade, dentro das limitações do local da realização, de disponibilizar inscrição para outras escolas que não estejam participando do cursinho da 12ª DIRED. Algumas sugestões de locais foram dadas, dentre elas o Ginásio Pedro Ciarlini e a quadra do Estadual.
Diante de um quadro que preocupa – a questão da redação – o professor Batista orientou que os colegas indiquem – para minimizar essa dificuldade – leituras das seguintes revistas: Época, Veja e Isto É (todas em artigo de opinião), além dos jornais da cidade e assuntos nacionais e internacionais.
NOTA DA 12ª DIRED:
A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - confia na sua equipe de professores e sabe da capacidade de cada um em suas disciplinas. Por isso, mesmo sabendo ser uma meta difícil de ser alcançada, acredita que a meta será atingida por todos eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário