CURSO DE INICIAÇÃO MUSICAL
Senhores gestores,
A formação profissional tem sido uma das principais diretrizes das políticas da educação na atualidade. Seguindo esse exemplo, a 12ª DIRED passa a se preocupar com a qualificação profissional dos senhores professores, disponibilizando, neste primeiro momento, uma qualificação para os professores de Ensino da Arte (6º ao 9º anos) e Arte (Ensino Médio), das escolas de Mossoró e da Circunscrição.
Desta forma, estamos convocando os senhores professores destas áreas para uma reunião, segunda-feira, dia 06/08, às 14h00min, no auditório da 12ª DIRED. Solicitamos que seja feito um planejamento com os professores de Biblioteca e Multimídia para que o aluno permaneça com atividade no horário de aula.
Atenciosamente,
Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED
Equipe Pedagógica:
Maria Augusta (Vice-diretora)
Maria Helena (Vice-diretora)
Maria Judivânia (Vice-diretora)
Maria Elma (Coordenadora pedagógica)
Sueleide Ferreira (Vice-diretora)
Informações: 084 3315-5669
CURSINHO: ORIENTAÇÃO SOBRE MATERIAL
Senhores professores,
Na última reunião entre coordenação/professores, ficou acordado que o material para o cursinho será enviado até a quarta-feira de cada semana. Lembramos que o material vai para xerox e ainda precisa ser grampeado pela organização da 12ª DIRED.
A nota é para que todos os envolvidos tomem conhecimento e evitem que o cumprimento do acordo seja quebrado.
Cordialmente,
A coordenação (Goretti Silva, Edcleide Alves e Elizete Amorim).
DESPERTAR REVITALIZAÇÃO
Aconteceu, dias 30 e 31/07/12, no Centro de Treinamento da EMATER – CETERN, em São José de Mipibu/RN, a revitalização do Programa Despertar para professores que estão no programa desde anos anteriores.
Oficinas nos grupos |
Este ano, a revitalização teve como motivador/formador o professor/consultor Rafael Demétrio, que dividiu os professores em grupos e trabalhou todas as competências e habilidades e, também, os questionamentos colocados dentro da metodologia do programa.
Aulas motivadoras |
Abaixo, a programação da revitalização (grupo 04 – professores e técnicos da 12ª DIRED), seguida dos passos usados no programa Despertar para motivar os jovens:
01º Momento: Palestra de motivação - Rafael Demétrius
02º Momento: Divisão em 06 grupos (vespertino)
03º Momento: Planejamento e Divulgação do Projeto na Escola
04º Momento: Seleção dos alunos
05º Momento: Aula inaugural
06º Momento:10 encontros
07º Momento: Atividades Externas
08º Momento: Orgaqnização e Realização da Feira do Empreendedor
09º Momento: FRUTILÂNDIA (mercado livre - noturno)
10º Momento: Apresentação dos grupos - matutino
Obs.: A orientação foi que as apresentações dos grupos fossem feitas através de jornal, telejornal, etc.
As habilidades sendo utilizadas nos grupos |
GRUPO 04:
Encontros em sala – 10 encontros de 03h.
Título: “Vidas Empreendedoras nas Escolas”
Descrever os encontros – Interação com a plateia:
• 1º ENCONTRO – Promover a integração entre os alunos, visando uma melhor participação no trabalho proposto;
• 2º ENCONTRO – Despertar no aluno a sua capacidade instigadora, observando características pessoais e empreendedoras, importantes para promover a sua aprendizagem;
• 3º ENCONTRO – Incentivar os alunos a socializarem ideias que promovam a integração do grupo;
• 4º ENCONTRO – Conduzir o grupo a formar opiniões a cerca de valores pré-estabelecidos;
• 5º ENCONTRO – Despertar nos alunos a capacidade de discutir conceitos de liderança, refletindo sobre as relações;
• 6º ENCONTRO – Exercitar conhecimentos adquiridos com criatividade, procurando estabelecer riscos calculados na busca de novos conceitos;
• 7º ENCONTRO – Adquirir novos conhecimentos na troca de informações;
• 8º ENCONTRO – Conhecer informações que incrementem o seu próprio negócio;
•9º ENCONTRO – Exercitar o desempenho pessoal e/ou no grupo trabalhando ideias empreendedoras;
•10º ENCONTRO – Analisar e definir estratégias que facilitem o trabalho de persuasão e convencimento de atitudes empreendedoras;
1. Os 03 Pontos Positivos:
o Socialização
o Integração
o Motivação
3. Os 03 Principais Desafios:
- Buscar o Novo
- Resistências dos colegas na Escola em Abraçar o Projeto
- Timidez do Aluno
2. Aprimoramento dos Encontros:
o Depoimento dos
Alunos
o Alunos dos anos anteriores
o Criação dos monitores
o Realizar uma oficina com todos da escola – sensibilização
o Palestra Como falar em público/ SEBRAE
o Fórum por DIRED/Escolas
3. Competências do Professor e Aluno:
o Liderança
o Persistência
o Compromisso
o Autoconfiança
o Mudança de atitude
4. Síntese Conclusiva:
- Baseado nas discussões do grupo, a conclusão foi de que todas as escolas que trabalham com o Projeto Despertar reconhecem como uma grande oportunidade de descobertas, potencialidades, competências e habilidades para o nosso alunado.
Congraçamento |
FORMAÇÃO DE SABERES E RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DE 1ª A 5ª ANOS
Professoras Maria Aparecida, Antonia Zélia e Maria Augusta |
Acompanhada da vice-diretora da 12ª DIRED, Maria Augusta (responsável pelo polo Santo Antonio), a equipe de pedagogos de Natal (IFESP) reuniu-se com a equipe gestora e pedagógica da Escola Estadual Cardeal Câmara, para avaliarem o andamento das ações do plano de intervenção na formação dos Saberes e Ressignificação do Ensino da Língua Portuguesa de 1º a 5º anos.
Mesa redonda para avaliar o plano |
O foco principal, segundo a vice-diretora Maria Augusta – da 12ª DIRED, é sempre o processo de alfabetização e acompanhamento das séries em questão, para buscar estratégias de como melhor alfabetizar a heterogeneidade da sala de aula.
A interação trouxe pontos positivos para a avaliação |
De acordo com as professoras do IFESP, ficou acertado que cada ano trabalhará com as habilidades inerentes a sua série, sempre com o foco na alfabetização.
Os professores relataram suas experiências |
Vídeo:
http://youtu.be/9piripsxrWQhttp://youtu.be/9piripsxrWQ
Presentes à reunião:
Equipe de Natal:
Professora Antonia Zélia
Professora Maria Aparecida
12ª DIRED:
Maria Augusta
EE Cardeal Câmara:
Ivanilda Macedo (diretora)
Miriam Helen (supervisora)
Ana Lúcia (professora do 4º ano “b”)
Maria Iranilda (professora do 4º ano “a”)
Antonia Maria (professora do 5º ano “b”)
Maria Iara (professora do 5º ano “a”)
Pauta |
As escolas que estão trabalhando no plano de intervenção dos saberes e ressignificação são:
EE Cardeal Câmara
EE Pe. Alfredo
EE Jardim de Infância Modelo
EE Antonio da Graça Machado
EE Inalda Cabral
EE Everton Dantas
EE Everton Dantas
EE Abolição IV
EE Dom Jaime Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário