sábado, 25 de agosto de 2012

ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR RAIMUNDO GURGEL É DESTAQUE NO PROJETO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL EM NATAL/RN


Após um mês de oficinas, o projeto de extensão denominado “Inclusão Digital Utilizando a Robótica Educacional”, da Universidade Federal Rural do Semiárido, já apresenta resultados positivos em Mossoró. É que uma turma de cinco estudantes da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel vai representar, juntamente com outra equipe de Natal, o estado do Rio Grande do Norte na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR


A classificação aconteceu depois que a equipe mossoroense, batizada de RG Somax, sagrou-se vice-campeã na etapa estadual, ocorrida no último dia 18 de agosto, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, localizado na capital potiguar. Durante essa etapa, os mossoroenses competiram com mais oito grupos, sendo a equipe ministrada pela UFERSA a única oriunda de escola pública e do interior do estado. 


Segundo o coordenador do projeto, o professor Francisco Vidal, a iniciativa inclui a participação voluntária das professoras Mara Bonates e Amanda Gondim, além de cinco estudantes do curso de Ciência e Tecnologia da UFERSA, que contribuem como monitores dos cinco estudantes da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel. Os monitores, prossegue Vidal, foram habilitados para difundirem, no período de um mês, os conhecimentos da robótica educacional entre os estudantes secundaristas. 


Vidal ainda explica que a etapa estadual contemplou provas teórica e prática, sendo esta última disputada em Natal. Trata-se de uma situação em que robôs simulam bombeiros em um prédio tomado por chamas. “Nessa simulação, os robôs devem entrar no ambiente para salvar uma vítima, desviando de escombros e passando por diversas dificuldades de relevo”, completa.


Para o treinamento dessa prova, foram utilizados dois “Kits de Robótica Educacionais”, emprestados pela UFRN. Os kits constituem um conjunto de peças que possibilitam as múltiplas formas de montagem dos robôs. Para o professor, a conquista dos estudantes mossoroenses prova “a tese de que o potencial intelectual está presente nas mais diversas classes sociais”. E continua: “é preciso criar oportunidades para estimular o desenvolvimento desse potencial, e esse é o principal objetivo do nosso projeto. Na realidade, queremos descobrir e resgatar, nas áreas periféricas da nossa cidade, novos talentos para as áreas das ciências e engenharias”, esclarece. 


Além da classificação para a grande final, os estudantes de Mossoró receberam medalhas e certificados emitidos pela organização da OBR. Agora, os finalistas aguardam as provas, em nível nacional, que vão acontecer em Fortaleza, entre os dias 18 e 21 de outubro. Nessa etapa, os vencedores de todos os estados, além dos melhores segundo lugares, de acordo com a pontuação geral, participarão da competição. 


O troféu...



NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - parabeniza os alunos da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, participantes da Olimpíada de Robótica, e deseja muito mais sucesso na empreitada nacional.

Fotos: cedidas por Aparecida Bezerra.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido)

Nenhum comentário: