quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOTAS DA 12ª DIRED - 22/08/12

CEESLAUVA
CEESLAUVA E COMIDE CONVIDAM PARA A XXIV SEMANA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA C O N V I T E 


O CEESLAUVA (O CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PROFESSORA MARIA LAURETÂNIA ROLIM BEZERRA DO VALE) e o COMUDE (CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO) têm a honra de convidar vossa senhoria a participar da XXIV Semana das Pessoas com Deficiência a ser realizada no período de 27 a 31 de agosto do ano em curso. 

A P R E S E N T A Ç Ã O



O DECRETO N° 54.188, de 24 de agosto de 1964 instituiu a "Semana Nacional da Criança Excepcional", a ser comemorada, anualmente, de 21 a 28 de agosto em todo Território Nacional. Os Termos ‘Excepcional’ e “Portador/a” NÃO são mais utilizados. Atualmente se usa “PESSOA COM DEFICIÊNCIA”. No seu 25º ano de criação e funcionamento o CEESLAUVA comemora a XXIV Semana das Pessoa com Deficiência

LEIS DE DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM AREIA BRANCA/RN

DECRETO Nº 002/96 - Eliminação de barreiras arquitetônicas nos locais de fluxo de pedestres e de uso público...; 

- LEI Nº 993/2005 - Programa de assistência à saúde e proteção integral às PNEE...; 

- LEI Nº 995/2005 - Programa VER MELHOR, Assistência às Pessoas com Deficiência Visual ..; 

- LEI MUNICIPAL Nº 1.041/2006 - Cria o COMUDE Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Durante a semana serão realizadas visitas às famílias de Pessoas com Deficiência do Município de Areia Branca. Um dos principais objetivos do COMUDE é tornar AREIA BRANCA uma cidade ACESSÍVEL. 

QUEM SÃO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA? 

São as pessoas com condições especiais, temporárias ou permanentes que necessitam de recepção e acessibilidade à infraestrutura, para se utilizar, com segurança e autonomia, das edificações e equipamentos de seu interesse. 

COMO AUXILIAR UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA? 

Em geral, recomenda-se, antes de agir, perguntar “que tipo de auxílio a pessoa precisa em uma situação determinada”. O auxiliar eventual deve seguir as orientações dessa pessoa, já que existem diversos tipos e estágios de deficiência e, consequentemente, diferentes maneiras de auxílio que ninguém sabe melhor que a própria pessoa. O importante é saber como lidar, sem preconceito ou medo, na recepção e acessibilidade às PD/PNEE, recebendo-as com naturalidade e sem constrangimento e superando, assim, a primeira barreira a ser vencida para sua integração/inclusão social. 

 ALFABETO LIBRAS 
Língua Brasileira de Sinais 




O CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (CEESLAUVA), AREIA BRANCA PARTICIPA DO CONCURSO A MAIS BELA DEFICIENTE POTIGUAR 

O Centro de Educação Especial de Areia Branca (CEESLAUVA) participou, dia 17/08, no Requinte Buffet de Mossoró, do concurso “A Mais Bela Deficiente Potiguar”, com 2 participantes: a professora Lilian Débora Alves do Nascimento (deficiente auditiva) e a aluna Rosimary Monteiro de Oliveira (deficiente visual). De Areia Branca, mais precisamente, do Centro de Educação Especial, saiu uma comitiva para torcer pelas suas candidatas. Segundo revelou a sua diretora, Fátima Luz, “foi um momento muito importante para nós, pois pudemos ver e sentir a felicidade delas em estar participando de tão importante evento promovido pelas mulheres com deficiência de Mossoró e região. Foi momento indescritível e inesquecível”. 

Abaixo, as fotos das participantes e da comitiva: 

Lilian Débora
Rosimary Monteiro
As candidatas
A torcida de Areia Branca
Lilian e Rosimary: charme e elegância 

NOTA:

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - congratula-se com o  Centro de Educação Especial - CEESLAUVA - através de sua diretora, Fátima Luz, desejando que iniciativas como esta sejam mais frequentes e se coloca à disposição para colaborar no que estiver ao alcance da instituição.

Nenhum comentário: