quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NOTAS DA 12ª DIRED – 01/08/2012


A coordenação do Cursinho da DIRED, tendo à frente as técnicas Goretti Silva, Elizete Amorim e Edcleide Alves, convocou os gestores das escolas, para falar sobre o simulado promovido pela Abaquar Consultores. A coordenação queria saber qual a posição dos gestores com relação a inscreverem os seus alunos no simulado, podendo, neste caso, fazer um pacote e diminuir os custos para cada escola.


O resultado foi que, segundo os diretores, o tempo hábil para se fazer alguma coisa, com relação a levantar recursos para pagar um pacote, é pouco, e ainda porque cada escola já está realizando, com os seus professores, simulados junto ao seu alunado.


Ficou acertado, então, que as escolas ajudarão na despesa com o material que se fizer necessário, quando o cursinho da 12ª DIRED realizar o seu simulado – que está sendo elaborado pelos próprios professores –, neste caso, não trazendo nenhum tipo de ônus para o aluno inscrito e participante dos aulões aos sábados.


Acertado esse detalhe, a técnica Goretti Silva passou para o restante da pauta, falando sobre a Feira de Ciências das escolas de Mossoró e da Circunscrição, apresentando, para alguns gestores que ainda não o conheciam, o PAEP (Programa de Apoio a Eventos no País - www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/paep), que tem como finalidade impulsionar a realização de eventos científicos no Brasil e a formação de professores para a educação básica, através da concessão de auxílio financeiro às Comissões Organizadoras.


A técnica ressaltou que buscar recursos nos órgãos públicos é poder investir numa maior qualificação dos trabalhos que a escola pode apresentar nas feiras que participar. Além do PAEP, a técnica também indicou, aos gestores, a FAPERN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - www.fapern.rn.gov.br) que também é fonte de recursos para a realização de eventos científicos. Em seguida, foram colocadas, para os presentes, as datas de realização das Feiras da 12ª DIRED (dias 10 e 11/10/12) e da Estadual (18 e 19/10/12). Do Programa Despertar, a capacitação ficou, para os novos professores, de 06 a 11/08/12, no CENTERN (Centro de Treinamento da EMATER), localizado no município de São José de Mipibu/RN.


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente à reunião e falou sobre o calendário escolar, motivo de controvérsias entre os diretores: “O calendário escolar tem que ser feito de acordo com a DIRED. Não podemos trabalhar com 20 calendários diferentes. E isso se justifica diante da própria semestralidade que algumas escolas trabalham”, disse.


Sobre as “enturmações”, a professora foi clara ao dizer que, “com relação a ‘enturmações’, nós iremos agir mais no noturno, devido à evasão que ocorre neste turno. Neste caso, vamos dar prioridade aos professores de carreira, somente dando prioridade aos seletistas em caso da falta da primeira opção”, comentou.


E, por fim, a professora falou do seu sonho de ver as bibliotecas das escolas púbicas equipadas e sendo, de fato, um ponto de referência para o conhecimento: “Vamos trabalhar, com afinco, para equipar as nossas bibliotecas e deixá-las acessíveis aos nossos alunos, para que eles se sintam confortáveis quando a procurarem. Temos ótimos acervos e só precisamos adequá-los a nossa realidade”, completou. 

Depois, as técnicas ainda falaram sobre o PROLEM (Projeto de Leitura do Ensino Médio), o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) Interativo que terá uma formação, na Biblioteca Ney Pontes, nos dias 27/08 (para as escolas de Mossoró) e 28/08 (para as escolas da Circunscrição), de 08h00min às 18h00min. 

Estiveram presentes as seguintes escolas: 

EE Pres. Kennedy 
EE Francisco Antonio de Medeiros 
EE Gov. Dix-Sept Rosado 
EE Monsenhor Raimundo Gurgel 
EE Abel Freire Coelho 
EE prof. Hermógenes Nogueira da Costa – Abol IV 
EE José de Freitas Nobre 
EE José Nogueira
EE Maria Stella 
EE. Pe. José de Anchieta


Nenhum comentário: