terça-feira, 28 de agosto de 2012

CURSO ALUNO INTEGRADO 2012 COMEÇA DIA 01/09/12


A Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e da Secretaria de Ensino Básico/SEB, está ofertando o Curso Qualificação em Tecnologia Digital: Aluno Integrado para alunos matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio inovador de escola da rede pública. Cada escola do ensino médio inovador poderá selecionar quatro alunos para participar dessa oferta do curso.


Objetivos do curso: 

O curso permitirá que os alunos aprovados tenham condições de apoiar os professores na utilização dos laboratórios de informática em suas escolas, além de preparar esses alunos para o mercado de trabalho. Com o curso, os alunos podem candidatar-se a vagas em empresas de tecnologias ou trabalhar de forma autônoma com configuração e montagem de computadores. 


Em Mossoró, o curso será ministrado para sete escolas que fazem parte do ensino médio inovador, mais uma escola de Areia Branca, que faz parte da circunscrição da 12ª DIRED, totalizando oito escolas e 32 alunos. 


Conteúdo Programático: 

O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos: 

Introdutório, 

Hardware, 

Sistemas Operacionais e, 

Manutenção de Computadores, totalizando uma carga horária de 120 horas. 

Módulo 01 

 - Introdutório: focaliza alguns aspectos considerados relevantes para o aluno que se propõe a participar de curso desenvolvido a distância. Nesse sentido, tem como proposta discutir aspectos gerais sobre as temáticas: Educação a Distância, Sociedade em rede e Evolução da Informática. 

Módulo 02 

- Hardware: aborda os conceitos e fundamentos relacionados a alguns modelos de computadores modernos e seus principais componentes e processos. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução ao Hardware, Processador, Memória RAM, Componentes Gráficos e Barramentos.


Módulo 03 

- Sistemas Operacionais: desenvolvido no sentido de favorecer que o aluno entenda a interação entre o hardware e o sistema operacional, perceba as diferenças existentes entre os diversos sistemas operacionais, e que seja capaz de destacar as vantagens de se optar por determinado sistema, em detrimento de outro. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução aos Sistemas Operacionais, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Memória, Gerenciamento de Arquivos, História dos Sistemas Operacionais e Sistemas Operacionais Modernos.


Módulo 04 

- Manutenção de computadores: propõe uma discussão a respeito dos procedimentos e posturas preventivas como uma das estratégias para manutenção de computadores. As unidades deste módulo são: Adote uma postura preventiva, Upgrade de componentes, Resolução de problemas de hardware e Erros típicos de montagem. 

Cronograma do Curso:

• 06/08/2012 a 31/08/2012 - Cadastro no e-Proinfo e inscrição dos alunos selecionados para participar do curso. 

• 27/08/2012 a 31/08/2012 - Encontro presencial com os alunos. 

• 01/09/2012 - Início do curso na fase a distância. 

NOTA DA 12ª DIRED

Na circunscrição, as oito escolas do ensino médio inovador, participantes do programa “Aluno Integrado”, são: 

Desembargador Silvério Soares 

Professor Manoel João 

Moreira Dias 

Aída Ramalho 

Governador Dix-Sept Rosado 

Professora Maria Stella 

Professor Hermógenes Nogueira da Costa 

Monsenhor Francisco de Sales Cavalcante – CAIC Carnaubal 

O encontro presencial com os tutores – o técnico do NTE/Mossoró, Enilton Silva, e o professor Raimundo Antonio da 12ª DIRED – se deu no NTE Jerônimo Rosado de Mossoró/RN, tendo sido recepcionados, os alunos, pela professora Regina Celli, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional. 





Um comentário:

Regina Celli disse...

Oi Raimundo, parabéns pela notícia. Aproveitei e coloquei em nosso blog também.