sábado, 18 de agosto de 2012

NOTAS DA 12ª DIRED – 18/08/12

12ª SEMANA DO CURSINHO DA DIRED

Completou três meses o cursinho da 12ª DIRED. Idealizado pela Secretária de Estado da Educação e da Cultura, professora Betania Ramalho, e colocado em prática pela professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED, através de sua equipe técnica, o cursinho é um projeto piloto que está dando certo e que será implantado nas outras DIREDs, como incentivo para que os alunos possam se aprofundar mais nos estudos (reforços) e, com isso, concorrer com mais igualdade nos ENEM e PSV que se aproximam. 

 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA 
12ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS 
Gestor (a): Magali Delfino Nogueira Carmo 
SETOR PEDAGÓGICO – ENSINO MÉDIO 
PROVIDÊNCIAS PARA OS AULÕES DE SÁBADO – 18/08/2012 

QUAIS OS TÉCNICOS QUE VIRÃO SÁBADO? 

Matutino –– Edcleide Alves/Goretti Silva 
Vespertino – Elizete Amorim/Francione Vieira 

LOGÍSTICA – 

Joana Torres/Francione Vieira/Elizete Amorim/Goretti Silva/Socorro Bezerra 

ALUNOS – 

Frequência – Edcleide Alves 

MATERIAL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS – 

Goretti Silva 

Professores, disciplinas e horários:


NOTA: Devido à sua ausência, por motivo de viagem, foi impossível para o editor deste blog, nesta semana, registrar (em fotos) os alunos e professores participantes deste sábado de aulões. 

Abaixo, o cadastro dos professores que fazem parte do cursinho da 12ª DIRED:



INSERÇÃO DE DADOS NO SIMEC 

Senhores gestores,

Atenção!

Os senhores terão que acessar o SIMEC - PSE e fazer o cadastro no sistema até o dia 20/08/2012 (2ª feira). Após a liberação da senha, vocês terão 48 horas para fazer a inserção das ações realizadas pela escola no PSE. Cada escola terá que escolher um coordenador que irá fazer a inserção das ações do componente “II” e a saúde (GTI) fará a inserção do componente ”I”. O diretor, assim que isso acontecer, terá que fazer a validação dos dois componentes. Assim, cada unidade escolar terá duas senhas. O prazo para a escola é até o dia 27/08/2012 (2ª feira), pois o GTI (Grupo de Trabalho Intersetorial) terá que fazer o monitoramento e, para isso, o prazo final é 30/08/2012. 

Qualquer dúvida, entrar em contato no (84) 3315-5669, com Sueleide Ferreira/Maria Augusta e Telma. No (84) 3315-3343 com Sandra Diógenes. 

Saiba mais acerca do PSE no site abaixo: 



 PROFESSOR REPRESENTA A 12ª DIRED NO ENCONTRO DO PROLER EM ARACAJU/SE 

O professor, jornalista e escritor Raimundo Antonio de Souza Lopes foi convidado para participar, em Aracaju/SE, do Ponto de Encontro do PROLER, com a palestra “A Literatura de Cordel na Sala de Aula”, tendo como mediadora a poeta e pedagoga Izabel Nascimento (uma professora com um conhecimento amplo sobre o Cordel e uma excelente cordelista, com versos publicados da melhor qualidade), no II Encontro Sergipano de Literatura de Cordel

Lá, o professor mostrou os trabalhos que foram e, também, estão sendo desenvolvidos pelos professores, pesquisadores e gestores das nossas escolas públicas, especialmente, os trabalhos desenvolvidos pelo poeta, repentista, cordelista e professor Aldaci de França, através do seu projeto “O Repente na Escola”, por sinal, um projeto pioneiro, totalmente voltado para a inserção da Literatura de Cordel e a preservação desta cultura para as novas gerações; do exemplo da professora Neuman Miranda que, através de uma situação particular (o filho tinha dificuldades para aprender a tabuada), desenvolveu um projeto de Literatura de Cordel, com a confecção de uma Tabuada em Cordel, sob a orientação do cordelista Aldaci de França (projeto este que foi aproveitado pela professora de Arte e Ensino da Arte, Irenice Silva Duarte, na Escola Estadual Francisco Antonio de Medeiros (e que depois foi aproveitado pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN); do projeto desenvolvido pelo professor de História e de Cultura do Rio Grande do Norte, Jean Carlos, da Escola Estadual Santo Antonio, na turma do 7º ano, vespertino, com um trabalho teórico e prático da Literatura de Cordel, trabalhando, inclusive, o teatro através dos cordéis do poeta Antonio Francisco; do trabalho do professor de Física, José Geneci – Encanto/RN, que ensina Física aos seus alunos inserindo a Literatura de Cordel em suas aulas. 

Além dessas contribuições, o professor Raimundo Antonio levou a experiência da coordenadora pedagógica da 12ª DIRED, professora Maria Elma Cunha, cujo trabalho é voltado para as séries iniciais, inserindo a Literatura de Cordel, através da recitação – ao mesmo tempo em que as crianças vão desenhando –, a partir do seu imaginário, o que elas compreendem daquilo que está sendo recitado. 

Na sua fala, o professor procurou mostrar, aos professores, a necessidade de se trazer para o presente essa cultura, motivando-os a aprenderem para depois repassarem para os seus alunos.


A cultura do cordel está, de certa forma, preservada. A oralidade, transformada em escrita, está enraizada no homem do campo, nos apaixonados por essa cultura e nos pesquisadores, de forma geral. Porém, não precisamos de uma cultura que esteja apenas eternizada e, principalmente, no passado. Precisamos de uma cultura que seja conhecida também no presente – e não só por aqueles que labutam nela ou vivem dela. Precisamos mostrá-la para as novas gerações, ou seja, os jovens que não a conhecem e, portanto, em não a conhecendo, eles a deixarão guardada no passado, apenas se valendo dela, em caso de pesquisa. Mas, para que isso aconteça – tornando-a presente nas salas de aula –, o professor deve, primeiro, conhecê-la para que, através de projetos motivadores, possa ter condições de repassá-la, como se deve, para os seus pupilos”, disse em sua fala, o professor Raimundo Antonio.



O professor Raimundo Antonio esteve acompanhado do poeta Antonio Francisco – da Academia Brasileira de Literatura de Cordel – que ministrou uma Oficina de Prática de Produção Poética Cordeliana, sob a coordenação do professor Raimundo Antonio. 

Participaram do II Encontro Sergipano de Literatura de Cordel nomes famosos (da Literatura de cordel) como: Klévisson Viana (Fortaleza/CE), cordelista, ilustrador, editor de cordéis e membro da ABLC, que proferiu palestra com o título: O Cordel e suas Ilustrações; Gilmar Santana Ferreira, pesquisador, cordelista e membro da ABLC e presidente da Sociedade Amigos da Biblioteca Epifânio Dória; Zezé de Boquim, cordelista; João Batista de Melo, cordelista que mora no Rio de Janeiro – pioneiro naquele estado, dentre outros.

Foto:



O II Encontro Sergipano de Literatura de Cordel se deu dentro do projeto “Agosto para Todos” e contou com uma vasta programação, a começar pela sua abertura, com um Concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe, exposições, homenagens, plantio da “Umburana” – árvore típica na produção de xilogravura –, apresentação teatral, oficinas de xilografia, repente e produção de poemas e folhetos de literatura de cordel, além de lançamentos de livros de vários autores. 

De Aracaju/SE, o professor Raimundo Antonio trouxe os cumprimentos da Secretária de Cultura do Estado, Eloisa Galdino e, principalmente, da professora Sônia Carvalho – diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória e coordenadora do PROLER/SE, idealizadora do II Encontro Sergipano de Literatura de Cordel e uma defensora ímpar da cultura do seu estado e do nosso país, para a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED

A professora Sônia é daquelas pessoas que nós sempre precisamos ter em nossa vivência como educadores e pesquisadores da cultura popular. Ela é extremamente preocupada com as coisas dos nossos costumes, uma entusiasta da diversidade cultural e um dos maiores expoentes da leitura em nosso país. Não é à toa que esta professora consegue aglutinar, em torno de um evento, tantas figuras importantes do nosso folclore”, elogiou o professor Raimundo Antonio. 

E continuou: 

Saio de Aracaju/SE com a certeza de ter feito um bom trabalho, deixado uma semente de encantamento nos professores e a esperança de que esta semente dê frutos brevemente. Vários foram os elogios e agradecimentos, após a minha palestra. Professoras, alunos e pesquisadores vieram me cumprimentar e até me fazer convites para proferir palestras em suas cidades. Esta é a melhor forma de pagamento que um educador pode ter: o reconhecimento em sua profissão. Por fim, quero agradecer o convite que me foi feito pela professora Sônia Carvalho – diretora da Biblioteca Pública de Aracaju/SE – e pela confiança em mim depositada; às professoras Márcia Aragão e Mariana Aragão, pela dedicação, vocação e encantamento educacional e, por fim, à professora Maézia Vieira Brotas, pelo convite, em nome da Prefeitura de Laranjeiras/SE, para uma palestra ”, finalizou. 

Abaixo, matérias públicas,
 pelos principais meios de comunicação de Aracaju, sobre o evento:

www.cultura.gov.br

www.agencia.se.gov.br

www.institutorecriando.org.br

www.nossaescola.com.br

www.infonet.com.br

www.apbdse.org.br

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

14/08 (Terça-feira) 

NOITE 

19h – Concerto – Terças musicais com a Orquestra Sinfônica de Sergipe 19h30 – Abertura Oficial dos Encontros e do Projeto “Agosto para todos” 

- O Cordel em Sergipe (Contextualização) com o cordelista e pesquisador da Literatura de Cordel e membro da ABLC, Gilmar Santana Ferreira 

- Lançamento da série de livros “Causos de Viagens e Assombrações do Interior de Sergipe” - Antenor Aguiar 

- Exposições: “Olhares para o Cordel” (projeto Gravuras de Inverno – Elias Santos); “Bonita Maria do Capitão Lampião: uma viagem pelo Cangaço” (pesquisa de Vera Ferreira e Germana Araújo); “Taieiras” – de Alejandro Zambrana 

Local: Galeria J. Inácio/Biblioteca Epifânio Dória – curadora: Sayonara Viana 

20h30 - Reabertura da Sala de Cultura Popular Poeta Manoel D’Almeida Filho 

15/08 (Quarta-feira) 

MANHà

08h30 – A História do Cordel (professora doutora Vilma Mota Quintela – pesquisadora da Literatura de Cordel –, tendo como mediadora a professora doutora Giovana Scarelli, membro do PROLER/UNIT) 

Fotos:


Declamação de Cordel: poetas convidados

10h30 – O Cordel em Sala de Aula (professor / psicopedagogo / jornalista / escritor Raimundo Antonio de Souza Lopes com a mediação da professora e poeta cordelista Izabel Nascimento) 

Fotos:



Declamação de cordel: poetas convidados

TARDE 

12h – Almoço poético e musical 

Local: Sesc Centro (Banda de Pífano de Pife) e declamações de poetas (Zezé de Boquim, Antonio Francisco, Klévisson Viana, Gilmar Santana) 

14h30 – Minicurso (Prática de Produção Poética Cordeliana) com o poeta Antonio Francisco e coordenação do professor Raimundo Antonio de Souza Lopes 

Resumo: foi proposto aos participantes (divididos em dois grupos – um grupo não sabia o que o outro ia fazer) que eles lessem versos distintos do poeta Antonio Francisco e, em seguida, fizessem uma releitura, trazendo os elementos do cordel para as suas produções textuais, com desenhos que simbolizassem aquilo que eles trabalharam. Um grupo ficou com a releitura e o desenho; o outro grupo com o desenho, a releitura e uma paródia. 

Fotos:

Grupo 01:



Grupo 02:


Abaixo, em vídeos, um trecho da oficina ministrada pelo poeta Antonio Francisco com a coordenação do professor Raimundo Antonio. 

Vídeo 01:

http://youtu.be/cQlcS3L4__A 

Vídeo 02:

http://youtu.be/V-PNCR_hgq8



NOITE

19h – Minicurso (O Cordel e Suas Ilustrações) com o poeta cordelista Klévisson Viana 

16/08 (Quinta-feira)

MANHà

08h30 – “Jardim das Umburanas” – Plantio de Umburanas – atividade conduzida pelo SENAC/SE, através do diretor regional, Paulo do Eirado Dias Filho, com a participação de alunos surdos. 

Fotos:



09h - Apresentação teatral: “A Bruxa do Reino Encantado” (alunos da escola João Ferreira de Matos, sob a coordenação artística da professora Aline Maria Santos Ribeiro) 

Fotos:


Vídeo:

http://youtu.be/x_mfth6JajI

10h30 – Palestra: “O Cordel no Nordeste” com Klévisson Viana, tendo como mediadora a professora e poeta Nilza Francisca. 

TARDE

14h30 - Apresentação do Resultado das Oficinas

OFICINAS 

Dias 14, 15 e 16 às 14h

1. Xilogravura
Local: Biblioteca Pública Epifânio Dória (com a professora Marjorie Garrido) 

2. Repente
Local: Biblioteca Pública Epifânio Dória (com o repentista Galego da Viola) 

3. Produção de Poemas e Folhetos de Literatura de Cordel (com Pedro Amaro do Nascimento) 
Local: SESC/Centro 17/08 (Quinta-feira) 

NOITE 

19h – O Poeta, o vinho e o violão em homenagem a Luiz Gonzaga – O Rei do Baião. 
Local: SESC/Centro 

NOTA: A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – apoia e incentiva a prática pedagógica voltada para a motivação e o encantamento em sala de aula. A professora é uma defensora do papel que exerce uma Biblioteca Escolar para a formação dos cidadãos de nossa nação. Por isso, a professora faz questão de enviar seus técnicos e professores para ministrarem oficinas e darem palestras a fim de levar, cada vez mais longe, a experiência e a metodologia empregada no âmbito de sua circunscrição.


Nenhum comentário: