sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TÉCNICA DA 12ª DIRED PROMOVE ENCONTRO PARA FALAR SOBRE AEE


Para tratar de assuntos ligados à avaliação das ações do AEE (Atendimento Educacional Especializado), nas Salas de Recursos Multifuncionais, no 1º semestre, a professora especialista, técnica e coordenadora da educação especial, na circunscrição da 12ª DIRED, Vanda Maria de Melo, convocou, ontem, dia 23/08/12, às 09h00min, professores, coordenadores e supervisores para uma reunião no auditório do órgão gestor desta circunscrição.


Na ocasião, a professora falou sobre a análise e a atualização do quadro situacional das SRMs (Salas de Recursos Multifuncionais) e sobre a avaliação do plano de metas, de acordo com a SEED (Secretaria de Estado da Educação e da Cultura).


Participaram, pela primeira vez do encontro, duas professoras das SRMs que estão em fase de implantação – nas escolas estaduais Abel Freire Coelho e José de Freitas Nobre.


NOTA DA 12ª DIRED

O que é o AEE (Atendimento Educacional Especializado)? 

Um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. 

O que faz o AEE? 

• apoia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades 

• disponibiliza o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização 

• oferece tecnologia assistiva – TA 

• adapta e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades especificas dos alunos 

• oportuniza ampliação e suplementação curricular (para alunos com altas habilidades). O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum. 

Para quem? 

O AEE se destina a alunos com deficiência, aqueles que têm impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial ou total), alunos com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público-alvo da educação especial), também podem ser atendidos por esse serviço. 

Por quem? 

O AEE para pessoas com deficiência é realizado mediante atuação de professores com conhecimentos específicos no ensino de: 

• LIBRAS, Língua Portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua para pessoas com surdez. 

•Sistema Braille, sorobã, orientação e mobilidade, utilização de recursos ópticos e não ópticos. 

•Atividades de vida autônoma. 

•Tecnologia assistiva – TA. 

•Desenvolvimento de processos mentais. 

Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos e outros. Para alunos com altas habilidades, o AEE oferece programa de ampliação e suplementação curricular, desenvolvimento de processos mentais superiores e outros. 

Quando e Onde? 

Rede estadual e municipal de SBC. 

O AEE é realizado no período inverso ao da classe comum frequentada pelo aluno, preferencialmente na própria escola do aluno e em sala de recursos multifuncionais. 

Atribuições do professor AEE, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 04/2009 Art. 13. 

São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado: 

I – identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial; 

II – elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade; 

III – organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na Sala de Recursos Multifuncionais; 

IV – acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola; 

V – estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade; 

VI – orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno; 

VII – ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação; 

VIII – estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

Fonte: Portal da Educação de São Bernardo do Campo/SP 

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