O barulho vinha apenas das salas que estavam ocupadas pelos professores, mas não era um barulho qualquer, daqueles que não pudessem ser entendidos e só se propagassem como algo que se configurasse como poluição sonora. Não, não era assim o barulho que vinha das salas. Era o barulho que se transformava em conhecimento e era assimilado por quem participava dele. Ouvia-se, por exemplo – nos corredores vazios e silenciosos – as teorias mais aplicadas na educação, as transposições didáticas mais aceitas pelos mestres, as interações discutidas em forma de aprendizado. Tudo perfeito. Ali, naquele lugar, conhecido por praticar, repassar e mediar o conhecimento, novos modelos estavam sendo elaborados e, consequentemente, para serem postos em práticas escolares, em prol da alfabetização, acabando de vez com a quase perpetuidade do analfabetismo funcional que acomete uma boa parte de nossa população educacional básica. A organização via os seus esforços recompensados: em cada espaço utilizado, um grupo se multiplicava para apresentar novos paradigmas; em cada oficina, uma troca rica de experiências em prol do ensino e da aprendizagem; em cada canto da escola, as tempestades de ideias pluralizadas. Assim é o PNAIC na 12ª DIRED (Editorial).
O Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, através da 12ª Diretoria Regional de Educação e do Desporto – DIRED – promoveu o II Encontro de sua Formação, sábado, dia 15/06, na Escola Estadual Jerônimo Rosado (antigo Colégio Estadual), durante os dois turnos (matutino e vespertino).
(Colégio Estadual) |
Os professores inscritos no programa (de 1º ao 3º anos) compareceram, nesta segunda formação, em um percentual acima de 95%, mostrando a seriedade do programa, o compromisso da coordenação e a competência dos professores orientadores envolvidos.
AS SALAS E SEUS ORIENTADORES:
1 – Sala Joana Torres
2 – Sala Décima Maria
Orientadora Décima Maria (de pé) |
3 – Sala Sueleide Ferreira
A professora Magali Delfino... |
... esteve presente ao encontro e visitando... |
... as salas. Aqui, com a orientadora Sueleide Ferreira |
4 – Sala Antônia Zilma
Coordenadora Maria Augusta e orientadora Antônia Zilma |
5 – Sala Socorro Bezerra
Orientadora... |
... Socorro Bezerra |
6 – Sala Lúcia Helena
7 – Sala Sandra Diógenes
Orientadora Sandra Diógenes |
PAUTA
1. Dinâmica de saudação: Garotinho chamado amor
2. Leitura deleite: Dona Licinha
3. Comentários
4. Texto complementar: porque aprender a escrever é mais difícil do que aprender a ver! (Reflexão)
5. Iniciando a conversa = Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental? (Texto)
6. Divisão de grupo para aprofundar o estudo do texto. Questionamentos (GT1, GT2, GT3, GT4, GT5)
7. Estudo e aprofundamento e debate do texto = avaliação para inclusão: alfabetização para todos
8. Trabalho em grupo: socialização no grande grupo
9. Análise dos níveis da escrita: 6 atividades + texto + escritas dos alunos
10. Estudo dos direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização: Língua Portuguesa
11. Atividade em grupo de socialização
12. Atividade de casa: preencher a ficha de acompanhamento da turma, preencher o perfil da turma, trazer livro de história (didático)
Os professores, nestes dois encontros, na E.E. Jerônimo Rosado, só se preocuparam em estudar, pois a estrutura montada pela coordenação, com o apoio da gestão da escola, foi de propiciar a todos eles o conforto necessário para o bom desenvolvimento das atividades pedagógicas.
HORÁRIO DE ALMOÇO:
Maria Judivânia (sentada)... |
... Maria Helena (em pé - de frente)... |
... e Maria Augusta (em pé - de lado) |
Funcionários do Estadual na parte de apoio |
As coordenadoras do PNAIC – Maria Augusta, Maria Helena e Maria Judivânia – disseram que o mais importante é a continuidade, pois acaba fortalecendo aquilo que foi repassado no primeiro encontro e se transforma numa troca muito rica de conhecimentos.
Com relação às expectativas, as coordenadoras disseram que essa formação dá ênfase a uma nova postura pedagógica, cria confiança na transmissão do conhecimento e interage, numa realimentação, com todos os grupos envolvidos.
Gestora Fátima Rocha |
Da mesma forma, a gestora da Escola Estadual Jerônimo Rosado, Fátima Rocha – que atendeu ao pedido da diretora da 12ª DIRED – Magali Delfino – e cedeu as instalações (pela 2ª vez) para a realização da formação, disse: “nunca tinha visto uma formação tão bem organizada, com professoras tão educadas e comprometidas, que dá gosto de servi-las. Por isso, faço questão de estar aqui, em pleno sábado, dando a minha contribuição para o avanço do nosso ensino e aprendizagem. Está de parabéns a 12ª DIRED, através de sua diretora, suas coordenadoras e, principalmente, os professores orientadores”.
Professora Kariolanda de Oliveira |
A professora da Escola Estadual 30 de Setembro – Kariolanda Maria Azevedo de Oliveira (1º ano), falou que houve um avanço entre o primeiro e o segundo encontro, definido por ela, como mais conhecimento, mais interação e uma melhor aplicação do tempo de formação: “os repasses da pauta estão sendo realizados de acordo com a proposta inicial e isso melhora as questões de troca de informações e aproveitamento do tempo que dispomos em cada formação. Além disso, a coordenação e os professores orientadores estão de parabéns. Tudo está estruturado para nos receber e para nos repassar mais conhecimentos”.
Professora Zoraneide Fernandes |
Por sua vez, a professora Zoraneide Fernandes - 3º ano -, da Escola Estadual Francisca Martins de Souza (que funciona dentro da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido), falou que é “muito importante essa troca de experiências e construção de novos conhecimentos. Tem me ajudado muito. Quero parabenizar a organização do evento, pois se preocuparam com todos os detalhes – desde a chegada dos professores ao local, com uma recepção gentil e educada –, até os detalhes de higiene e alimentação. Na parte pedagógica, os orientadores se prepararam para o encontro e conduziram os debates e as reflexões com sabedoria e conhecimento”.
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