quarta-feira, 12 de junho de 2013

TV MOSSORÓ ENTREVISTA GANHADORES DAS FEIRAS

Clique na imagem para ampliá-la)
Hoje, dia 12/06, no auditório da 12ª DIRED, os alunos das escolas estaduais Moreira Dias e Eliseu Viana foram entrevistados pela equipe da TV Mossoró (repórter Nilton César e cinegrafista Tiago) e contaram sobre a iniciação científica através de um projeto que, inicialmente, incentivava a tempestade de ideias, a observação e a experimentação a partir de coisas simples do cotidiano.

Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED
Na ocasião, a professora Magali Delfino falou em nome da instituição da qual é gestora e enalteceu o empenho da Secretária de Estado da Educação e da Cultura, que não mediu esforços para tornar realidade a ida desses alunos para as Feiras realizadas em São Paulo/SP (FEBRACE* – Feira Brasileira de Ciência e Engenharia) e Fortaleza/CE (MILSET** – Movimento Internacional Para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 

Gestor Edson Costa, prof. Lindemberg, alunos Yasmin, Daniel e Radna - E.E. Eliseu Viana
Os alunos disseram da sua emoção de participarem das feiras regional (12ª DIRED) e estadual (Feira de Ciências para Todos no Semiárido Potiguar) no ano de 2012 e, nessas feiras, serem classificados para as Feiras Interestaduais e, através destas duas, classificarem-se para participarem das feiras de Londres (E.E. Moreira Dias – agosto de 2013) e Colômbia (E.E. Eliseu Viana – 2014). 

Profª Magali Delfino e as coordenadoras do Ensino Médio (Maria Goretti Silva e Edcleide Alves) com a gestora Célia, alunos e a professora orientadora da E.E. Moreira Dias
Após as entrevistas, a professora Magali Delfino recebeu o professor, os alunos e o gestor da E.E. Moreira Dias, em seu gabinete de trabalho, para falar sobre a viagem dos mesmos a Londres, no período de 22 a 07 de agosto deste ano, tratando de detalhes como: passagens, inscrições, traslados, hotel e câmbio. 

PROJETOS: 

O Uso da Raspa da Casca do Juazeiro no Tratamento Dentário 

Escola: E.E. Moreira Dias 
Município: Mossoró 
Orientadora: Maria do Socorro de Sousa Freire Costa 
Alunos: Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva, Thaís de Oliveira Almeida e Taianny de Oliveira Almeida 

Comparação do Rendimento do Biodiesel a partir dos Óleos Residuais de Frituras
Escola: E.E. Eliseu Viana 
Município: Mossoró 
Orientador: Lindenberg Ventura de Sousa 
Alunos: AnaYasmim de Oliveira, Daniel Sátiro Silva e Rayomara Radna de Araújo Pereira. 

NOTA DA 12ª DIRED:

*A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza, na Universidade de São Paulo, uma grande mostra de projetos. A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Desenvolvendo, o ano todo, ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país. 

Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer. 

Objetivos:

• Estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores. 

• Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão. 

• Criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.




**A MILSET - Movimento Internacional Para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico realizou, em 2013, a EXPO MILSET BRASIL. Uma grande feira de ciências realizada para alunos credenciados e inscritos, de ensino médio, técnico e superior, de todos os 24 estados da federação e outros 15 países da América Latina e Europa. 

É uma feira aberta ao público para visitação onde participaram projetos das áreas de Ciências Sociais, Medicina Saúde e Segurança do Trabalho, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Botânica e Zoologia, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Espaciais e Terrestres, Meio Ambiente, e Engenharia. 

É feita com padrão internacional, para alunos da educação infantil ao ensino superior, que oportuniza um espaço para estudantes divulgarem seus projetos de criatividade e de pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, tendo como propósito contribuir para o desenvolvimento da cultura científica em crianças, adolescentes e jovens brasileiros. 

A Expo Milset Brasil proporciona a troca de experiência entre estudantes, professores, especialistas, diretores de instituições, pesquisadores e empresas, visando a melhoria da qualidade do ensino no Brasil e o empreendedorismo, considerando que muitos dos projetos podem ser aproveitados como novas tecnologias, contribuindo com a geração de emprego e renda. 

Além das premiações por colocação, os estudantes também concorrem a credenciais para participarem de diversas feiras no Brasil e no Exterior em países como EUA, México, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai, Argentina e Espanha. E em vários estados do Brasil: Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Maranhão e Pará. 





Nenhum comentário: