quarta-feira, 5 de junho de 2013

FÓRUM DO PLANO ESTADUAL DA LEITURA E DO LIVRO

(Clique na imagem para ampliá-la)
Sob a coordenação da professora Erileide Maria de Oliveira Rocha, a 12ª DIRED recebeu o fórum de elaboração do Plano Estadual da Leitura e do Livro do Rio Grande do Norte (PELLRN), uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Extraordinária de Cultura, com o objetivo de elevar os níveis de leitura do cidadão potiguar.

Professora Erileide Rocha...
... abrindo o fórum do Plano Estadual da Leitura na 12ª DIRED
O comitê do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) de Mossoró, tendo à frente a professora Magali Delfino, às técnicas Maria Auxiliadora e Norma Lília, além do professor e jornalista Raimundo Antonio, mobilizou educadores e escritores dos oito municípios da circunscrição da 12ª DIRED, para participarem da elaboração do Plano Estadual no fórum agendado para o dia de hoje.

O fórum contou com participação da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED –, de suas vice-diretoras, das coordenadoras do ensino médio, do comitê do PROLER de Mossoró e do público-alvo formado por gestores, educadores, escritores e bibliotecários das escolas públicas da circunscrição da diretoria regional.

A professora Magali Delfino...
... diretora da 12ª DIRED...
... prestigiando e participando nos debates do fórum 
A coordenadora do fórum, Erileide Rocha, falou sobre a importância da leitura de uma política pública que combata a ineficácia de habilidades leitoras dos indivíduos: “precisamos limpar a poeira de nossas bibliotecas, incentivando à leitura. Queremos, com isso, agregar cultura e aprimorar as ações de leitura que estão prontas”. 

A técnica Rejane de Souza
A técnica Rejane de Souza* – da equipe de organização dos fóruns – fez uma síntese do Plano Nacional de Leitura no país através da Lei 10.753/2003, elencando: 

          • O papel estratégico 
          • O PNLL 
          • Princípios norteadores 
          • Eixos temáticos

Coordenador do PROLEM - Rômulo Augusto Gurgel
O técnico Rômulo Augusto Gurgel – coordenador do PROLEM (Projeto de Leitura do Ensino Médio) – discorreu sobre o programa e a sua importância dentro do Plano Estadual da Leitura e do Livro do Rio Grande do Norte como uma das metas do eixo 1 – a democratização do acesso ao livro e à leitura, mostrando as principais ações: 

       • Estimular, fomentar e fortalecer iniciativas de promoção à leitura e à produção textual nas escolas de Ensino Médio; 
          • Incentivar o desenvolvimento de projetos de leitura, em todas as áreas do conhecimento; 
          • Divulgar projetos exitosos de leitura, executados nas escolas. 

O PÚBLICO-ALVO:








O fórum contou ainda com a elaboração de uma proposta voltada para o Plano Estadual da Leitura, apresentada pelos grupos participantes e discutida e registrada pelos agentes coordenadores do fórum.

NOTA DA 12ª DIRED:

*Rejane de Souza é a responsável pela versão preliminar do Plano do Livro e Leitura do Rio Grande do Norte e Presidente da Comissão de Organização e Elaboração do PELLRN - conforme portaria do dia 06 de abril.






Nenhum comentário: