quinta-feira, 20 de junho de 2013

12ª DIRED PROMOVE SEMINÁRIO PARA FALAR SOBRE A IV CONFERÊNCIA INFANTO/JUVENIL DO MEIO AMBIENTE


CREDENCIAMENTO DE GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS:

Gestores...
... professores e alunos assinando a lista de presença
Chegada da professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED
A 12ª DIRED, através das coordenadoras para o Meio Ambiente – Edileusa Campos e Fátima Azevedo – promoveu no auditório do SESI (Serviço Social da Indústria), dia 20/06, o Seminário sobre a IV Conferência InfantoJuvenil do Meio Ambiente

Coordenadora pedagógica Elma Cunha
A coordenadora pedagógica da 12ª DIRED, Maria Elma Cunha, foi a responsável pela apresentação dos conteúdos (vídeos e slides) e, também, por apresentar a anfitriã, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED.

Professora Magali Delfino
A professora Magali Delfino, em sua fala, deu as boas-vindas aos gestores, professores e alunos presentes e discorreu sobre a importância de cada escola da circunscrição participar da IV Conferência, elencando os pontos, numa troca de experiências com os participantes, de como preservar o meio ambiente em que vivemos. 

A fala da professora
“Vamos participar, mostrar que nós podemos mudar a realidade em que vivemos, com projetos criativos e sustentáveis. Nossos jovens, que aqui se encontram, são peças importantes nesse processo de conscientização e preservação. É e será através deles que nós conseguiremos diminuir substancialmente os danos causados à natureza e, para isso, começaremos a cuidar do nosso país pela nossa casa, nosso bairro e nossa escola. Vamos apresentar nossos projetos e realizar uma grande festa para comemorar os nossos resultados!”, disse a professora.

Técnica Fátima Azevedo
Em seguida, falou uma das coordenadoras para o Meio Ambiente na 12ª DIRED, Maria de Fátima Azevedo, reforçando o convite da professora Magali Delfino e convocando gestores, professores, alunos e ambientalistas a participarem, ativamente, na elaboração do projeto de suas escolas. 

A coordenadora pedagógica, Elma Cunha, retomou a palavra e passou a expor, em slides, o passo a passo de como participar das etapas da IV Conferência

Coordenadora Elma Cunha explicando para os presentes como participar
PASSO A PASSO PARA A CONFERÊNCIA NAS ESCOLAS 

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é voltada para as escolas com pelo menos uma turma do 6° ao 9° anos (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. Todos os estabelecimentos escolares com um desses perfis podem participar. A adesão ao processo de Conferência é voluntária. 

O processo da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve as seguintes etapas: 

• Conferência nas escolas (obrigatória) – até o dia 31/08/2013

• Conferências municipais e/ou regionais (opcional) até o dia 06/10/2013

• Conferência estadual (obrigatória) até o dia 25/10/2013

• Conferência nacional nos dias 25 a 29 /11/2013

Como aderir à Conferência? 

Primeiro passo: construir uma Comissão para organizar, animar a conferência e envolver toda a comunidade educativa no processo. (Ver as publicações na biblioteca do site: Passo a Passo pra a Conferência de Meio Ambiente na Escola; Construindo Com-Vidas e Agenda 21 na escola: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis). 

Segundo passo: desenvolver estudo da temática e elaborar projetos de ação para tornar a sua escola mais sustentável. (Temas Terra, fogo, Água e Ar). 

Terceiro passo: na conferência na escola, escolher apenas um projeto relacionado a apenas um tema. Escolher um aluno ou uma aluna de 11 a 14 anos, do 6º ao 9º anos, para representar a escola na etapa posterior. 

Quarto passo: (somente após a realização da Conferência na escola) – cadastrar o resultado da conferência no site (http://formularios.mec.gov.br/index.php/iv-cnijma-cadastramento) – e postar o projeto de ação (http://formularios.mec.gov.br/index.php/form-cnijma-cadastro) em (2 a 4 laudas) incluindo duas fotografias da Conferência na escola. 

Para dúvidas sobre a Conferência estadual, entre em contato com representantes da Comissão Organizadora Estadual (http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-29-37/2012-05-30-19-18-10). 

PÚBLICO PARTICIPANTE NO SESI: 







LANCHE ECOLÓGICO: 








NOTA DA 12ª DIRED

Apresentação 

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente CNIJMA – é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. 

Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas. 

Envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construirmos juntos uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade: esta é a tarefa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, representado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC). 

AS CONFERÊNCIAS: 

CONFERÊNCIA NA ESCOLA - ATÉ 31/08/2013 

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local. 

Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade. 

Para entender como realizá-la consulte a publicação "Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola". 

Obs.: Conferências nas Escolas (obrigatórias) – devem ser realizadas até 31 de agosto de 2013. Ficará a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 07 de setembro de 2013. Os cadastramentos incompletos ou fora do prazo não serão considerados. 

CONFERÊNCIA MUNICIPAL/REGIONAL - ATÉ 06/10/2013 

Essa é uma etapa optativa onde as escolas se reunirão para apresentar e debater os projetos de ação escolhidos nas Conferências nas Escolas e transformados em produtos de educomunicação. Se o seu estado não realizar a Conferência Municipal/ Regional, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ) junto com a Comissão Organizadora Estadual (COE) selecionará os projetos de ação que irão para a Conferência Estadual. 

Obs.: Conferências Municipais/Regionais (opcionais) – devem ser realizadas até 06 de outubro de 2013.

CONFERÊNCIA ESTADUAL - ATÉ 25/10/2013 

É o encontro dos delegados e delegadas eleitas (os) na conferência municipal/regional ou das escolas escolhidas pela Comissão Organizadora Estadual e Coletivos Jovens. Os projetos de ação serão apresentados e debatidos na Conferência Estadual. Os delegados e delegadas presentes escolherão quatro projetos um para cada subtema – Terra, Água, Fogo e Ar, que considerarem mais relevantes, transformadores e que possam ser realizados. 

Os delegados e delegadas, representantes das escolas, cujo projeto foi eleito devem acompanhá-los para a etapa nacional. Os demais delegados e delegadas são eleitos em plenário pelos próprios alunos participantes. 

Obs.: Conferências Estaduais (obrigatórias) – devem ser realizadas até 25 de outubro de 2013

IV CONFERÊNCIA NACIONAL - DE 25 A 29/11/2013 

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. Tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral. 

A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. 

Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas temáticas. 

Obs.: IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – 25 a 29 de novembro de 2013.




Nenhum comentário: