|
(Clique na imagem para ampliá-la) |
Já na sua segunda versão, o projeto itinerante “O Uso de Jogos no Ensino de Matemática: uma Estratégia Lúdica de Aprendizagem”é promovido pelo Curso de Licenciatura em Matemática da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) através das ações desenvolvidas pelo programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado a CAPES/MEC.
|
(Clique na imagem para ampliá-la) |
O projeto, na sua essência, tem o objetivo de estimular o aluno e incentivar a prática da matemática através da montagem de salões de jogos educativos como dinâmica de ensino em escolas da educação básica.
|
Acadêmicas de matemática recepcionando o público visitante |
O público-alvo do projeto são professores que atuam no ensino de matemática, nos níveis fundamental (anos finais) e médio e estudantes dos níveis de ensino fundamental (anos finais) e médio das escolas circunvizinhas à escola onde o projeto está sendo realizado.
|
Acadêmicos de matemática na recepção aos visitantes |
O projeto, segundo a coordenadora de área, professora Maria do Socorro Aragão Paim, envolve 51 acadêmicos de matemática, 1 egresso e 3 professores do ensino básico:
|
Professora Maria do Socorro Aragão Paim |
“Precisamos lutar para que a prática matemática seja estimulada e, principalmente, que cada escola tenha o seu espaço próprio de jogos”, disse a coordenadora.
|
Professor Odaivo de Freitas Soares |
O professor Odaivo de Freitas Soares, um dos supervisores do projeto disse que “o espaço está sendo muito interativo e bastante estimulante, proporcionando aos alunos uma reprodução dos jogos que poderão ser usados na sala de aula, além de influenciar no desenvolvimento do raciocínio lógico de cada um deles”.
|
Vice-diretora da 12ª DIRED, Maria Judivânia Fernandes |
A vice-diretora da 12ª DIRED, Maria Judivânia Fernandes, encantada com a presença maciça dos alunos da Escola Estadual Jerônimo Rosado – local do evento – e, também, das escolas circunvizinhas, falou sobre a interação que estava havendo entre as escolas e como a motivação entre os jovens estimula novas estratégias de ensino e aprendizagem.
|
Da esquerda para a direita: Reitor Milton Marques de Medeiros (UERN), gestora Fátima (EEJR), Maria do Socorro (coordenadora do projeto), prof dr. Pedro Fernandes (UERN), Francisca Glaudionora da Silveira (Chefe Gabinete UERN) |
Estiveram presentes, prestigiando o projeto, os reitores da UERN – doutor Milton Marques de Medeiros (atual) e prof. Dr. Paulo Fernandes (a partir de outubro) – acompanhados de suas respectivas comitivas, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – e a sua vice-diretora Maria Augusta.
|
A professora Magali Delfino tentando resolver o desafio matemático... |
|
... e aqui sendo entrevistada pelo jornal de Fato |
Abaixo, as ações desenvolvidas nos pátios e nas salas da Escola Estadual Jerônimo Rosado, através de quatro salões e uma oficina de construção de jogos didáticos:
SALÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS
SALÃO 01:
Jogos Tradicionais Modernos
|
Tabuleiro GM |
|
Xadrez |
|
Jogo da onça |
|
Soma dos números inteiros |
|
Jogo do ludo |
|
Peão à frente |
SALÃO 02:
Jogos de Desafio e Raciocínio Lógico
|
desafios com cubos |
|
Pirâmides com esferas |
|
Tetrix - quatro T |
|
Adivinhe a idade |
|
Quadrado mágico |
|
Dominó mágico |
|
Tangran |
|
desafio do dado |
|
desafio do relógio |
|
Jogo do boteco |
|
Desafio do triângulo |
|
Torre de Hanói |
|
Cilada |
SALÃO 03:
Jogos de Conteúdos Específicos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
|
Jogo da velha |
|
Geoespaço e geoplano |
|
Dominó triângulo das medidas |
|
Equações com dardos... |
|
... lê o problema e, se acertar a resposta, ganha bônus |
SALÃO 04:
Jogos Gigantes
|
Cubo soma |
|
Pirâmides esferas |
|
Sobe e desce |
SALÃO 05:
Oficina de Construção de Jogos Didáticos
VISITAS
|
Prof. Dr. Pedro Fernandes (UERN) - primeiro à esquerda |
|
Dr. Milton Marques de Medeiros (UERN) |
|
Vice-diretora Judivânia Fernandes (12ª DIRED) |
NOTA DA 12ª DIRED:
A segunda versão do projeto esteve aberta ao público visitante, nas dependências da Escola Estadual Jerônimo Rosado, durante todo o dia 06/06, no horário das 08 às 17 h.
|
Acadêmicos de Matemática juntos com a coordenadora do projeto O Uso de Jogos no Ensino de Matemática: uma Estratégia Lúdica de Aprendizagem |
Nenhum comentário:
Postar um comentário