sexta-feira, 28 de junho de 2013

FEIRINHA DE ARTES DO ALFREDO SIMONETTI: CRIANDO E RECRIANDO NA ESCOLA

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 28 de junho, com início a partir das 08h00min, a I FAAS (Feirinha de Artes do Alfredo Simonetti) com o tema "Criando e recriando na escola".



O evento foi aberto à visitação e tornou-se pioneiro na cidade de Upanema-RN, contando com a participação dos alunos do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental da EE Professor Alfredo Simonetti, que confeccionaram objetos artísticos a partir de vários materiais, como: 

                               • Tecidos, 
                               • Vidros, 
                               • Plásticos, 
                               • Madeira, 
                               • Cordas, 
                               • Pedras, 
                               • Latas e 
                               • Materiais reciclados. 

A Feirinha foi criada com o objetivo de estimular os alunos a participarem de trabalhos manuais produzidos por eles mesmos, em sala de aula, contribuindo assim para os seus desenvolvimentos cultural e artístico, enfatizando a importância das artes em nossas vidas. 



A escola, mais uma vez, age como agente transformador, de conscientização, que leva os alunos ao entendimento de que o Ensino das Artes é importante e de como o reaproveitamento de materiais, através da reciclagem, é necessário e importante para o ambiente em que vivemos. 


A escola se preocupou com os procedimentos didáticos a serem utilizados na Feirinha e disponibilizou, para auxiliar os alunos: 

                              1. Textos informativos, música. 
                              2. Confecções de artesanatos manuais. 
                              3. Exploração de diversos materiais como: 
                                  papéis, tecidos, garrafas pets, tintas, etc.

                              4. Registro das atividades desenvolvidas em sala de aula. 
                              5. Aulões de arte. 
                              6. Publicação no Facebook ou Blog da escola. 

A culminância, no dia 28 de junho de 2013, Foi feita com uma exposição dos trabalhos realizados em sala de aula, com visitas alternadas entre salas e/ou no pátio da escola, apresentando todos os materiais que foram utilizados nos trabalhos dos alunos com os materiais recicláveis. 


Na avaliação, os professores observaram, durante o desenvolvimento do projeto e sua realização, a participação, interesse e colaboração entre os colegas de classe pelos alunos, o respeito e valorização pelos trabalhos dos outros, bem como, a criatividade nas atividades desenvolvidas por cada turma do 1° ao 5° anos. 


NOTA DA 12ª DIRED

A escola estadual professor Alfredo Simonetti, na cidade Upanema/Rn, está localizada à Manoel Gonçalves, 78 – Centro, funcionando com um total de 504 alunos. Deste total, 242 participaram diretamente do projeto e, 262 indiretamente, com o envolvimento de 07 professores. A escola é gerida pelos professores Dário Alessandro e Ana Cléa e os e-mails para contato, são: 

Email da escola:  


Email do diretor:  



Texto e fotos: EE Alfredo Simonetti
Adaptação de texto e edição de fotos: professor e jornalista Raimundo Antonio


Nenhum comentário: