(Clique na imagem para ampliá-la) |
A semana começou abençoada pelas chuvas que caíram abundantemente no município de Serra do Mel/RN. Os pés de cajus – uma das culturas fonte de renda dos serranos – exibiam-se orgulhosamente mostrando-se de roupa limpa e com a “pele” despida da fuligem e da fumaça das queimadas e dos gases oriundos dos escapamentos dos carros que trafegam nas estradas que dão acesso ao município. Em cada lote, o som harmonioso dos pássaros nas copas das árvores denunciava a alegria dos animais em comunhão com a natureza. As pessoas, em suas terras, davam a impressão de estarem mais animadas, cooperativas. As abelhas voavam, de um lado para o outro, polinizando as flores - o mel é outra fonte de renda dos serranos - e os seus voos denotavam que, este ano, o mel, o própolis, a geleia, a cera e o pólen terão uma produção bem maior que os anos anteriores. As crianças, nos terreiros em frente às casas, corriam de um lado para o outro expressando a sua alegria com as costumeiras brincadeiras que só dão prazer quando a barriga está cheia e a garganta está molhada pelo líquido da vida. Na escola padre José de Anchieta, os alunos – vindos das 23 vilas que compõem o município de Serra do Mel – se confraternizavam, com certeza, antevendo um ano melhor e se protegiam, por debaixo dos casacos e blusões - desfilando tendências e estilos -, do friozinho gostoso que estava fazendo dando a ilusão de que ali o clima é o mesmo de quem mora na região Sul do Brasil.
Foi neste momento especial, de clima e ares distintos, que professores, alunos e filhos de alunos, dos Saberes da Terra – Educação do Campo – iniciaram a semana de aulas.
Na quinta-feira, dia 06/06, os professores Aílton Moura Targino (técnico agrícola) e Raimundo Antonio (Ciências da Natureza) iniciaram os repasses de seus planejamentos, assessorados pela professora Teresa Cristina (Ciências Humanas).
O técnico Aílton explorou ainda mais o assunto sobre a caatinga, o tipo de solo, suas peculiaridades, sistema de irrigação e projetos comunitários, exemplificando com um vídeo sobre um projeto na localidade de Umbuzeiro – região semiárida da Paraíba.
FOTOS:
(Clique na imagem para ampliá-la) |
(Profª Teresa Cristina na assessoria dos trabalhos) |
O professor Raimundo Antonio deu início a sua aula contando a História da Matemática, inserindo algumas curiosidades e mostrando, através de slides, a evolução do homem através dos tempos – no aperfeiçoamento de suas contagens numéricas.
FOTOS:
(clique na imagem para ampliá-la) |
Na sexta-feira, o professor Raimundo Antonio continuou com a aula de matemática, auxiliado pelas professoras Elizângela Pereira Sales (Língua Portuguesa) e Antonia Farias (Ciências Humanas), começando pela contagem e o nosso sistema de numeração, valor de cada algarismo em um número e leitura de números (ordens e classes), finalizando com comparações entre algarismos romanos e o nosso (indo-arábico). Por fim, tudo foi transformado em exercícios utilizando os dois sistemas para resolver as quatro operações.
FOTOS:
(Clique na imagem para ampliá-la) |
(Clique na imagem para ampliá-la) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário