sábado, 15 de junho de 2013

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PRESTIGIA AULA INAUGURAL DO CURSINHO DA 12ª DIRED

(Clique na imagem para ampliá-la)
Com a presença das professoras Betania Leite Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura –, Magali Delfino – Diretora da 12ª DIRED –, das técnicas Elizete Amorim, Edcleide Alves e Goretti Silva – Coordenadoras do Ensino Médio – e de todos os professores, o Cursinho da 12ª DIRED iniciou hoje, dia 15/06, as suas atividades de 2013. 

A RECEPÇÃO AOS ALUNOS:

(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
A professora Magali Delfino, como anfitriã, abriu oficialmente a aula inaugural e desejou, a todos os pré-vestibulandos, sucesso nessa nova caminhada e se colocou à disposição dos alunos, no que estiver ao seu alcance, para solucionar, equacionar e realizar o que for melhor para o grupo.

Profª Magali Delfino, junto com professores e técnicas da 12ª DIRED, desejando boa sorte aos alunos
Vocês terão, aqui, uma estrutura montada para recebê-los, a começar pelo espaço de aula com cadeiras confortáveis, ar refrigerado, notebook, datashow, quadro branco, material didático em forma de apostilas; na parte didática, professores da rede pública estadual, selecionados pela experiência com cursinhos e aulões preparativos para os concursos da educação. Além disso, em cada período, será oferecido um lanche reforçado para que a única preocupação de vocês seja a de vir, ouvir, assimilar, interagir e traduzir tudo isso passando no ENEM e, consequentemente, no vestibular”, disse a gestora.

APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES:

Um a um os professores...
... da rede pública do estado...
... foram se apresentando para os alunos
Os professores
ENTREGA DAS CAMISETAS:

Profª Magali Delfino e o aluno Diogo Carlos Figueiredo
Profª Magali e a aluna Taciane Medeiros da Silva
A aluna Taciane Medeiros da Silva, da Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa, disse que “as minhas expectativas são de ganhos e aprimoramento no meu conhecimento e que, através deles, eu consiga realizar o meu sonho que é o de passar no vestibular de engenharia mecânica”. 

Da mesma forma, o aluno Diogo Carlos Figueiredo, da Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa, falou que “o cursinho da 12ª DIRED irá me proporcionar, com toda certeza, o aprofundamento dos meus conhecimentos e isso, por si só, já vale a pena, pois me dá condições de disputar em pé de igualdade com jovens que estudam em escolas privadas”.

(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
Elizete Amorim
A técnica Elizete Amorim, uma das coordenadoras do cursinho, disse que nesta segunda oferta o cursinho pretende aumentar a sua meta de aprovação e, para isso, os esforços serão duplicados no sentido de a equipe pedagógica avaliar quinzenalmente o desempenho de alunos e professores e, se preciso for, encontrar alternativas para alcançar os objetivos. 

A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO FALA AOS JOVENS:

Profª Betania Ramalho - Secretária de Estado da Educação e da Cultura...
Na sua fala, a professora Betania Ramalho parabenizou a todos pela presença e disposição de estarem ali, em pleno sábado, para aprofundar conhecimentos e almejarem, com isso, um futuro melhor, profissionalmente. Em seguida, a professora contou um pouco de sua história de estudante de escola pública, as dificuldades enfrentadas e as técnicas que ela utilizava para conseguir assimilar melhor as disciplinas estudadas. E terminou a sua fala dando um conselho aos jovens presentes: 

...aconselha e dá dicas aos jovens alunos
Não se enganem, meus jovens: a única forma de conseguir realizar seus sonhos é através dos estudos. Por isso, estudem. Estudem em duplas, se possível, pois fica mais fácil de aprender. Se não, estudem sozinhos, mas estudem”. 

NOTA DA 12ª DIRED

 A professora Betania Ramalho estava acompanhada de Elizabete Barbosa de Lima (Coordenadora da Assessoria Técnica e de Planejamento – ATP), Ana Cristina Medeiros de Freitas (Coordenador do Fundo Estadual de Educação – FEE), Yraguacy Araújo (Chefe de Gabinete) e Eduardo Colin (Coordenador de Comunicação Social – ASSECOM). 

 O Cursinho da 12DIREDVEST tem inscritos, neste segundo ano, 95 alunos no turno matutino e 98 alunos no turno vespertino e igual número no quadro de espera. Os alunos que começaram hoje estão assim distribuídos: 

MATUTINO: 

01. E.E. Freitas Nobre                       08 
02. E.E. Hermógenes N. Costa        15 
03. E.E. 30 de Setembro                  11 
04. E.E. Abel Coelho                         05 
05. E.E. Diran R. Amaral                   03 
06. E.E. Pres. Kennedy                     03 
07. E.E. Maria Stella                          02 
08. E.E. Gov. Dix-Sept Rosado         11 
09. E.E. Pe. José de Anchieta          20 
10. E.E. Moreira Dias                        17 

VESPERTINO: 

1. E.E. Gov. Dix-Sept Rosado         10 
2. E.E. José Nogueira                      13 
3. E.E. Diran R. Amaral                    06 
4. E.E. Jerônimo Rosado                 03 
5. E.E. Pres. Kennedy                      12 
6. CEIPEV                                         10 
7. E.E. Raimundo Gurgel                   04 
8. E.E. Abel Coelho                           18 
9. CEJA                                              10 
10. E.E. Hermógenes N. Costa          01 
11. E.E. Aída Ramalho                       01 
12. E.E. Martins de Vasconcelos       10 

 Os municípios de Baraúna e Upanema – pertencentes à circunscrição da 12ª DIRED – começarão com os seus cursinhos a partir de sábado, dia 22/06, assessorados pela equipe do Ensino Médio, com os professores do cursinho da 12ª DIRED e estrutura montada de acordo com as suas realidades, priorizando o modelo adotado pela 12ª DIRED e funcionando como anexo. 

1. Baraúna: 35 alunos 
2. Upanema: 70 alunos 

 FOLDER: 

(Clique na imagem para ampliá-la)
APRESENTAÇÃO 

Diante das dificuldades observadas nos alunos das escolas estaduais de Ensino Médio em frequentar um cursinho pré-vestibular, a 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos - DIRED com o apoio da SEEC e do Governo do Estado do RN resolve implantar o cursinho preparatório para o vestibular/ENEM 2013. O cursinho pode ser considerado como uma estratégia de ensino e aprendizagem que incentiva os alunos A PERMANECEREM NA ESCOLA e, consequentemente, melhora os índices de aprovação. 

OBJETIVO 

Garantir o acesso dos alunos do Ensino Médio, da rede pública estadual, às universidades, a partir da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM

METODOLOGIA 

• As aulas serão realizadas aos sábados 
• Turnos: matutino e vespertino 
• Quantidade de alunos - 80 alunos em cada turno. 
• 04 blocos de 1h20min – com intervalo de 20min 
• Matutino – 7h10 – 12h50min 
• Vespertino – 13h00min – 18h40min 
• Local – Auditório da 12ª DIRED 

CONTEÚDO 

O conteúdo programático será elaborado pela equipe pedagógica do ensino médio da 12ª DIRED e a equipe de professores que ministrarão aulas no cursinho – alinhado às Diretrizes e à metodologia do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Estruturado a partir das 5 competências, definidas como modalidades estruturais da inteligência, das ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer e 21 habilidades, definidas como decorrentes das competências adquiridas e que se referem ao plano imediato do “saber fazer”, articulando-se por meio das ações e operações. Valorizando o raciocínio lógico e a interpretação dos alunos, nas áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Após a realização do ENEM, os professores direcionarão os conteúdos das aulas preparando seus alunos para os vestibulares das outras universidades. 

Ex: UERN/UFRN 


(Clique na imagem para ampliá-la)
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS ALUNOS 

• Média 6,0 em todas as disciplinas (ACIMA DE 6,0)
• Frequência acima 90%
• Comprometidos
• Estarem inscritos no ENEM 

QUEM SÃO OS PROFESSORES? 

• Os professores são da rede estadual de ensino, a maioria com experiência em cursinhos preparatórios para os vestibulares. 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada a partir da frequência dos alunos nos aulões e do resultado da aprovação dos alunos no ENEM

ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS 

- Evitar chegar atrasado e sair das dependências da 12ª DIRED 
- Procurar a coordenação para justificar a falta 
- É indispensável o uso da camiseta do cursinho 
- Adotar um copo – o meio ambiente agradece 
- Permanecer na sala de aula - Conservar o ambiente limpo 
- Perguntar ao professor, quando não entender 
- Estudar em casa 




Nenhum comentário: