Com o objetivo de orientar a equipe de avaliadores da 12ª DIRED, esteve hoje, dia 26/06, no auditório da entidade, a professora Celicina Azevedo – idealizadora da Feira de Ciências –, que repassou aos professores da rede estadual de ensino, das escolas do Ensino Médio, as principais orientações contidas no Manual do Avaliador, para a Feira da 12ª DIRED e, também, CIENCIARN.
A professora Celicina Azevedo... |
... reuniu os avaliadores e, juntamente com... |
... a coordenadora do Ensino Médio - Goretti Silva -, orientou-os para a Feira de Ciência deste ano |
MANUAL DO AVALIADOR
O que é uma Feira de Ciência?
É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.
Por que avaliar os Projetos?
O que há de mais valioso para os jovens estudantes presentes a uma feira de ciência é a oportunidade de apresentar seu projeto para o público em geral e a possibilidade discuti-lo com pesquisadores experientes. Através desse intercâmbio, os organizadores da feira podem identificar os talentos mais promissores e estimulá-los a continuar a iniciação científica.
Como os avaliadores devem proceder?
Os avaliadores devem:
Examinar a qualidade do projeto e o nível de compreensão que o estudante possui sobre sua pesquisa e a área de estudo. A demonstração ou material físico presente no estande é secundário ao conhecimento do aluno sobre o assunto.
Procurar por comprovações de laboratório, de pesquisa de campo ou dados de uma reflexão teórica, a fim de que os projetos não sejam uma mera pesquisa bibliográfica ou a reprodução de algo já existente.
Como os Avaliadores representam para os estudantes a autoridade acadêmica, recomendamos:
Usar um tom de incentivo ao fazer perguntas e oferecer sugestões ao fazer uma crítica;
Não subestimar ou demonstrar tédio ao avaliar um projeto que considere irrelevante;
Valorizar as realizações do estudante, seja no processo de pesquisa, no resultado alcançado ou na apresentação final.
Quais os requisitos para ser um avaliador?
Para ser um avaliador, o voluntário deve conhecer muito bem os princípios da metodologia científica e, de preferência, ter experiência com orientação de trabalhos científicos. Por outro lado, não deve ter vínculo com os estudantes, orientadores destes ou com as escolas participantes.
Como realizar a avaliação durante a Feira?
Cada avaliador receberá uma lista com os códigos e nomes dos projetos que deverá avaliar e uma Ficha de Avaliação (Tabela 01) para cada projeto. Nessa ficha, o avaliador deverá preencher os campos Código do Projeto e Código do Avaliador e atribuir notas aos 4 critérios de julgamento.
O avaliador deverá se dirigir ao estande identificado na Ficha de Avaliação e conversar com os estudantes presentes.
Cada avaliador poderá avaliar no máximo 25 projetos e cada projeto deverá ser avaliado por pelo menos 3 avaliadores. Para composição da nota final, será feita a média aritmética das notas dos três avaliadores dentro de cada critério e, por fim, a nota ponderada dos 4 critérios.
Para atribuição das médias poderão ser utilizadas até duas casas decimais.
A pontuação final de cada projeto será a soma da média ponderada das notas atribuídas para cada item.
Em caso de empate, será utilizado o critério da maior nota no quesito A. Persistindo o empate, serão levadas em consideração as notas dos quesitos B, C e D, nesta ordem.
O que o avaliador pode requisitar aos estudantes?
Para efeito de avaliação, o avaliador pode:
Pedir ao estudante que apresente o seu projeto de pesquisa;
Observar o material disponibilizado, incluindo o relatório completo do projeto, pôster (ou painel) explicativo, diário de bordo bem como outros materiais apresentados no estande (ex. Protótipo);
Questionar o estudante sobre aspectos específicos de sua pesquisa, do processo de desenvolvimento do projeto ou sobre o interesse dele pelo tema;
A partir desta entrevista, o avaliador poderá preencher a Ficha de Avaliação.
Quais as principais recomendações a serem seguidas?
O tempo sugerido para avaliação de cada projeto é de aproximadamente 10 minutos. Cada avaliador define como melhor organizar esse tempo;
Organize-se para avaliar a maior quantidade de projetos que você puder no tempo disponível;
É comum estudantes se entusiasmarem e quererem levar mais tempo na exposição do que o tempo disponível. Não desanime o estudante, mas faça-o ver que uma apresentação sintética e objetiva faz parte do exercício científico. Se julgar necessário, o avaliador poderá retornar em outro momento para obter informações adicionais;
O material físico presente no estande é secundário em relação ao conhecimento do estudante sobre o assunto. É importante perceber se a autoria do projeto é de fato do grupo de estudantes;
Mesmo que não esteja presente no estande todo o grupo responsável, avalie o trabalho em equipe, através de perguntas sobre o desenvolvimento do projeto.
Quais os critérios de avaliação?
O que se busca em cada critério?
Estão detalhados abaixo os critérios de avaliação considerados. As questões apresentadas na descrição de cada critério devem servir de suporte para sua avaliação.
Tabela 01
(Clique na imagem para ampliá-la) |
Etapas do método científico
1a) Observação - observamos um fato, reconhecemos nele um problema e buscamos solucioná-lo;
2a) Pesquisa bibliográfica – através de leituras, reunimos informações sobre o problema que estamos tentando solucionar;
3a) Hipótese - a partir das informações coletadas, procuramos explicar provisoriamente o problema;
4a) Experiências - planejamos e realizamos experimentos controlados ou levantamentos de dados para confirmar ou negar nossas hipóteses;
5a) Conclusão - tiramos conclusões a partir dos dados coletados nas experiências ou levantamentos, e elas explicam o problema.
As perguntas abaixo ajudam o avaliador a detectar em que medida o grupo de estudantes fez uso da metodologia científica:
1) O problema é apresentado de forma clara e precisa?
2) As variáveis foram claramente reconhecidas e definidas?
3) Se o uso de amostras de controle for necessário, o estudante soube descobrir esta necessidade? Ele utilizou esta informação de forma correta?
4) As informações coletadas foram suficientes para sustentar as conclusões apresentadas?
5) O estudante compreende as limitações dos dados coletados?
6) A solução proposta é plausível em relação ao problema estudado? Como foi o processo para se chegar à solução proposta?
7) Os dados coletados e os resultados da pesquisa foram adequadamente apresentados e analisados? A conclusão apresentada é coerente com os objetivos, hipóteses e resultados?
8) O estudante possui planos de continuar o projeto? Se sim, qual seria a próxima fase?
9) Quais foram as referências bibliográficas utilizados pelo estudante? Referências científicas, referências de literatura popular (ex. jornais e revistas), referências de internet (blogs e sites), apenas a Wikipedia?
B. Criatividade e Inovação
As perguntas abaixo ajudam o avaliador a melhor avaliar o item criatividade e inovação.
1) O projeto demonstra habilidade criativa e originalidade em relação aos elementos abaixo?
a) na solução do problema pesquisado?
b) na análise e interpretação dos dados e informações levantados?
c) na utilização de recursos metodológicos ou equipamentos?
d) na criação ou desenvolvimento do protótipo?
2) Considerando que os estudantes estão no Ensino Médio, qual é o grau de inovação do projeto ou da solução que foi dada ao problema levantado?
C. Clareza e objetividade na exposição do projeto
As perguntas abaixo podem ajudar o avaliador a julgar com mais objetividade o critério clareza e objetividade na exposição do projeto.
1) O estudante é capaz de apresentar claramente os objetivos, procedimentos e conclusões de seu projeto? (Procure diferenciar compreensão real do conteúdo e informações simplesmente decoradas).
2) O material escrito reflete o conhecimento do estudante sobre o projeto?
3) As fases de desenvolvimento foram apresentadas de forma ordenada?
4) A apresentação oral foi bem organizada e coerente?
D. Profundidade da pesquisa
O critério profundidade da pesquisa pode se tornar mais claro e objetivo através das perguntas abaixo.
1) O resultado apresentado pelo estudante compreende o escopo de pesquisa proposto inicialmente?
2) A abordagem é compatível com o nível de ensino em que está o aluno?
3) O problema estudado foi resolvido?
4) As conclusões foram baseadas em amostra ou experimento representativo?
5) O estudante possui conhecimento sobre outras abordagens ou teorias a respeito do seu objeto de estudo?
6) O estudante pesquisou referências científicas sobre o problema estudado?
7) O estudante estabelece relações de sua pesquisa com outros estudos existentes?
8) Quanto tempo o estudante levou para desenvolver o projeto?
9) O projeto foi totalmente desenvolvido pelo estudante, ou ele obteve ajuda externa? Se parte de um projeto de pesquisa maior, a contribuição real do estudante foi bem definido?
10) Como está a documentação do desenvolvimento do projeto (diário de campo, inclusive)?
Agenda de Avaliação
Feira Data e hora da avaliação:
8ª DIRED Angicos (19/09 das 14h às 16h)
11ª DIRED Assu (21/09 das 10h às 16h)
14ª DIRED Umarizal (12/09 das 10h às 16h)
12ª DIRED Mossoró (11/10 das 8h às 11h e das 13h às 16h)
13ª DIRED Apodi (26/09 das 10h às 16h)
15ª DIRED Pau dos Ferros (03/09 das 15hh às 19h)
[Baseado no Manual do Avaliador da FEBRACE 2010]
https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=e625f271e63e3d0e&page=view&resid=E625F271E63E3D0E!336&authkey=!AFwra6B86JOhULw
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